UFBA: inscrições abertas para formação inicial

Estão abertas, até o dia 29 de março de 2011, as inscrições do processo seletivo da Universidade Federal da Bahia para cursos superiores de licenciatura, na modalidade presencial, direcionados a professores que atuam na rede estadual ou municipal de ensino da Bahia.

A iniciativa faz parte do Programa de Formação dos Professores da Bahia – PARFOR-BA, da Secretaria da Educação – SEC/BA, em parceria com o Ministério da Educação - MEC. O curso, com duração de três anos, terá suas aulas iniciadas no primeiro semestre de 2011. São 600 vagas disponíveis, sendo que cada curso tem 50 vagas. Seguem as áreas de formação:

• Ciências Biológicas
• Física
• Geografia – Salvador
• Geografia – Bacia do Rio Corrente
• História – Salvador
• História – Barreiras
• História – Bacia do Rio Corrente
• Língua Portuguesa
• Matemática – Salvador
• Matemática – Bacia do Rio Corrente
• Pedagogia
• Química

Poderão inscrever-se no processo seletivo os professores que, cumulativamente, preencham os seguintes requisitos:

a) pertencer ao quadro efetivo da rede pública de ensino do Estado da Bahia ou ser contratado em regime temporário (REDA);
b) ter concluído o Ensino Médio ou equivalente;
c) não ser graduado em Licenciatura Plena;
d) estar em regência de classe, atuando no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, em disciplina da área de conteúdo do curso pleiteado;
e) estar regularmente inscrito e cadastrado na denominada Plataforma Freire, conforme declaração da SECULT e  estar em regência de classe, no município do Salvador, atuando seja na rede municipal, seja em creche comunitária, seja no ensino fundamental de escola comunitária.

Observação: Os professores que estão fora da Plataforma Paulo Freire e não tem cadastro no Educacenso, é necessário o preenchimento do Currículo Freire, no portal da Plataforma Freire:  http://freire.mec.gov.br/index-static;

Confira o EDITAL.

Plataforma Freire - O portal foi criado em 2009 com o objetivo de controlar e dimensionar a real demanda de formação inicial e continuada dos professores da rede pública de ensino em âmbito nacional, além de democratizar o acesso às inscrições.

A plataforma, para formação inicial, atende aos educadores nas seguintes situações: docentes que não possuem curso de graduação devem se inscrever na primeira licenciatura; docentes que possuem licenciatura, mas atuam fora de sua área de formação, devem se inscrever na segunda licenciatura; docentes que possuem formação em nível superior, porém em área distinta da licenciatura ou em pedagogia devem se inscrever em cursos de complementação pedagógica.

O PARFOR-BA tem como meta formar, no período de 2009 a 2011, 330 mil professores que hoje exercem a profissão sem licenciatura. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos à distância.