Seminário aborda controle interno, suas perspectivas e desafios no IAT

Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) realiza, no próximo dia 08/04 (quarta-feira), o Seminário Controle Interno: Implantação, Perspectivas e Desafios. A atividade é destinada a superintendentes, diretores, gerentes e coordenadores de Controle Interno e será realizada na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na paralela, em Salvador. O evento tem como objetivo divulgar a função fiscalizadora e pedagógica, além de auxiliar gestores públicos estaduais a exercer o controle interno com eficiência, eficácia e efetividade.

Os interessados podem se inscrever acessando Portal do TCE (www.tce.ba.gov.br), ou no link rápido (http://www.tce.ba.gov.br/component/cdseventopolo/exibicaoevento). O evento, que terá carga horária de oito horas, com apresentações expositivas e interativas, é fruto de parceria entre o TCE e as Secretarias da Educação, Fazenda e Administração do Estado da Bahia.

Serão palestrantes do evento: Valdir Simão, ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU), que abordará A Relação da CGU com o Controle Externo; Antonio Geraldo Braga, auditor e substituto de conselheiro do TCE-BA, com o tema Histórico, Definições, Princípios, Normas Legais, Finalidade, Importância e Responsabilidade; Luís Augusto P. Rocha, auditor geral do Estado, vai falar sobre O Controle Interno no Estado da Bahia, Perspectivas, Propostas e Desafios; Celso Tadeu A. Silveira, controlador do Município de Salvador, com o tema O Controle Interno no Município de Salvador, e Paulo Roberto C. Nunes, controlador do Município de Feira de Santana, abordando O Papel e o Perfil do Profissional de Controle Interno.

8h30 às 9h30 – Abertura do Seminário

Pronunciamentos:
Presidente do TCE/BA - Cons. Inaldo da Paixão Santos Araújo
Ministro-chefe da CGU - Valdir Simão
Secretário da Educação - Osvaldo Barreto
Secretário da Fazenda - Manoel Vitório
Secretário da Administração - Etelvino Góes
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia - Wellington Cruz
9h30 às 10h

Palestra Magna, Ministro-chefe da CGU Valdir Simão: Relação da CGU com o Controle Externo
10h às 12h30 – Palestra 1
1. Histórico e Definições; 2. Princípios, Normas Legais, Finalidade, Importância e Responsabilidade