Secretaria inaugura programação do Ciência na Escola

A edição 2013 do projeto Ciência na Escola, iniciativa da Secretaria da Educação, foi inaugurada, oficialmente, na noite desta quarta-feira (17/04), no Teatro Jorge Amado, na Pituba, durante o lançamento do projeto Energia que Transforma, ação fruto da parceria da Secretaria, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Ministério de Minas e Energia e Fundação Roberto Marinho. O projeto, que integra o Ciência na Escola, tem o objetivo de contribuir para reflexão sobre eficiência energética na comunidade escolar.

Lançamento do Ciência na Escola - Geraldo Carvalho / Ascom

Com o Energia que Transforma, 340 educadores de 72 escolas da rede estadual, de 46 municípios, serão formados no tema Eficiência Energética. Estes professores atuarão nas escolas como multiplicadores das práticas de eficiência. O objetivo central é mobilizar alunos e comunidade, ampliando os espaços de reflexão sobre a temática para o combate ao desperdício e apoiar a mudança de hábitos, atitudes e comportamento. O trabalho começou a ser desenvolvido no final de 2012, com a formação de articuladores que vão formar os professores. A culminância de todas as ações acontece na Feira de Ciências, realizada no final do ano.

Transformação
“É muito importante que as escolas da rede estadual participem de uma iniciativa como essa. E é mais importante ainda saber que os professores vão participar dessa transformação, como multiplicadores em sala de aula. A Secretaria tem feito questão de desenvolver projetos voltados para a escola, visando fortalecer a educação pública. E os resultados já aparecerem com os talentos apresentados na Feira de Ciências e premiados, inclusive, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

“Estou gostando muito de participar do projeto Energia que Transforma porque ele vai trabalhar com a conscientização de como utilizar a energia corretamente. Seremos agentes transformadores desta realidade com os estudantes” - Luzimar Moscoso

Além do secretário, estiveram presentes no evento Irene Cazorla, diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o ex-governador Roberto Santos, presidente da Academia de Ciências da Bahia, Danilo Furtado, representante do Ministério de Minas e Energia, Luis Carlos Teixeira, superintendente da Coelba, Ana Christina Mascarenhas, assessora de eficiência energética do grupo Neoenergia e Marisa Vassimon, gerente de Articulação e Mobilização do Canal Futura.

Os professores da rede estadual que estavam presentes no evento não escondiam a satisfação de poder multiplicar este conhecimento. “Estou gostando muito de participar do projeto Energia que Transforma porque ele vai trabalhar com a conscientização de como utilizar a energia corretamente. Seremos agentes transformadores desta realidade com os estudantes”, disse Luzimar Moscoso, professora do Centro Educacional Carneiro Ribeiro.

Ciência na Escola
Um dos programas estruturantes da Secretaria da Educação, inicialmente, com foco na 5ª e 6ª série (6º e 7º ano), do ensino fundamental e, este ano, ampliado para a 7ª e 8ª série (8º e 9º ano), e para o ensino médio, o Ciência na Escola, que também compreende o Energia que Transforma, se mantém no objetivo de motivar a elevação de competências profissionais do professor para a melhoria e consolidação da educação científica dos alunos.

O Programa Ciência na Escola culmina com a Feira de Ciências, que estimula a prática científica por meio da interdisciplinaridade e fomento ao protagonismo juvenil, e se caracteriza por um espaço de mostra de experiências e projetos de ciências de estudantes, orientados por professores, valorizando as melhores iniciativas nesse âmbito e sociabilizando, em nível estadual, os esforços de cada escola.