Secretaria da Educação realiza aula inaugural da Formação em Gênero e Interseccionalidades na Escola

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, realiza, no dia 04 de setembro, às 15h, a aula Inaugural da Formação em Gênero e Interseccionalidades na Escola – Salas de Gênero. A atividade será transmitida através do canal do IAT no Youtube.

A aula, que terá como tema ‘Introdução aos Estudos de Gênero’, marca o início de uma jornada de aprendizado e reflexões sobre as relações de gênero na sociedade contemporânea e será ministrada pela coordenadora de Prevenção à Violência Baseada em Gênero e Raça na Secretaria de Políticas para as Mulheres, Francileide Araújo. Também na oportunidade, serão apresentados os objetivos gerais da formação, bem como sua estrutura e metodologia.

“A arquitetura pedagógica da formação foi pensada de modo a apresentar os principais conceitos referentes às questões de gênero, interseccionalidade e sexualidades no contexto atual. Buscamos, com esta oferta, um mergulho na temática ao tempo em que trazemos temas como gênero, empoderamento feminino, as diversas violências de gênero e as suas formas de enfrentamento”, afirmou a diretora de Formação do IAT, Helaine Pereira.

A gestora destacou ainda que, ao final do curso, os profissionais da educação poderão refletir e fortalecer com intervenções concretas o respeito às diferenças.

A ação formativa, que tem carga horária total de 80 horas, será online e ocorrerá através da Plataforma Colaborativus. Ela trabalhará conteúdos temáticos divididos em cinco módulos: Introdução aos Estudos de Gênero; Interseccionalidades; Violências, Tipificações e Formas de Enfrentamento; Luta por direitos, empoderamento e novas masculinidades; Saúde Sexual e Reprodutiva no Cotidiano Escolar.

Como parte integrante da abordagem pedagógica, cada novo módulo será iniciado por uma aula introdutória, oferecendo uma visão geral sobre o tema a ser explorado no módulo. Essas aulas servirão como uma base para contextualizar os tópicos e preparar os participantes para um envolvimento mais profundo com os conteúdos ao longo do curso.

O projeto Salas de Gênero é uma colaboração entre as Secretarias da Educação e de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia e o Fundo de População das Nações Unidas. Integrado às ações de formação do IAT, o projeto também apoia o programa "Oxe, Me Respeite - Nas Escolas", e tem como meta de capacitar 500 docentes da rede estadual e municipal de ensino em temas relacionados a gênero e interseccionalidade.