Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Quarta turma de novos educadores conclui formação para ingressantes no IAT
Quarta turma de novos educadores conclui formação para ingressantes no IAT
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, concluiu, nesta sexta-feira (27), a etapa presencial da formação para ingressantes da última turma de professores e coordenadores pedagógicos nomeados em abril de 2024 para atuarem na rede estadual de ensino. A atividade contou com a participação de educadores do NTE 17, NTE 18, NTE 20, NTE 21, NTE 22, NTE 23, NTE 24, NTE 25 e NTE 27.
A ‘Formação para Educadores Ingressantes na Rede Estadual’, que tem carga horária de 16h, tem por finalidade apoiar os novos educadores no desenvolvimento profissional, com vista à melhoria em diversos aspectos no exercício do magistério no serviço público.
“Tem sido uma experiência muito significativa participar desta formação aqui no IAT. Os formadores são muito agradáveis, as apresentações muito ricas. Acho de extrema importância que haja este acolhimento, estas instruções iniciais para a gente que está chegando agora na rede. Estou muito satisfeito, super recomendo e saio daqui muito grato, levando grandes conhecimentos e aprendizados na bagagem”, afirmou o professor do Colégio Estadual do Campo Mamédio Batista Lobão, em Cândido Sales (NTE 20), Tiago Ribeiro Paiva.
“Me sinto imensamente grata à Secretaria da Educação pela iniciativa de fazer esta formação para nós que estamos ingressando na rede. Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos aqui ao longo destes dois dias de atividades contribuirão grandemente para a minha prática docente. Durante a formação trabalhamos com temáticas importantes e muito relevantes que certamente me ajudarão no meu dia a dia na sala de aula”, contou a professora do Colégio Estadual Professora Helana Britto, de Pedro Alexandre (NTE 17), Pricila Horrana.
Durante a ação formativa, os novos professores e coordenadores pedagógicos foram acolhidos pela equipe do IAT, conheceram um pouco do trabalho realizado pelo Instituto e participam de oficinas de Aprendizagem Ativa e Novas Tecnologias, Educação Especial e Inclusiva e Indicadores e Avaliação Educacional.
Também durante os dois dias de atividade, os ingressantes conheceram a estrutura da gestão pública e assistiram a um painel sobre Progressão e Carreira no Magistério Público que foi ministrado pela equipe da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Educação.
A formação contou ainda com uma visita ao Maria Felipa Lab, um espaço maker desenvolvido pelo IAT para ser um local de formação, pesquisa e aprendizagem, e que oferece um ambiente completo de fabricação de soluções de baixa e alta tecnologia.
Esta foi a quarta turma de ingressantes a realizar a formação. Nos meses de abril e setembro, mais três grupos de professores e coordenadores pedagógicos recém ingressados participaram da ação formativa.
Notícias Relacionadas
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia