Salvador sedia fórum internacional de educação

Palavras-chave:

A capital baiana recebe entre os dias 26 e 28 de junho de 2012, no hotel Pestana, a primeira edição do Fórum Educação em Primeiro Lugar, cujo tema é “A Renascença da Educação no Séc. XXI: o que transmitir, a quem transmitir e como transmitir”.

O encontro reúne diretores, especialistas, lideranças nacionais e internacionais na área da educação para discutir iniciativas educacionais que atendam às necessidades e desafios deste século.

PROGRAMAÇÃO

O Fórum tem como proposta repensar o sistema educacional adotado hoje no país, assim como o papel do educador, da escola e dos meios e modos de educar. De acordo com João Carlos Bacelar, secretário de educação da cidade, e mentor do evento, esta será uma ótima ocasião para evidenciar a necessidade de colocar a educação em primeiro lugar na agenda dos gestores públicos e da sociedade brasileira, além de discutir um dos maiores desafios do país nos dias atuais: a qualificação dos docentes.  “Precisamos de pessoas qualificadas para construir o tipo de desenvolvimento que queremos para o país e o futuro para as próximas gerações”, conclui Bacelar.


Uma das palestrantes será a especialista em educação Emilia Queiroga, vice-presidente da Global Urban Development e coordenadora de conteúdo do fórum. Segundo ela, se a educação e o conhecimento hoje oferecidos fossem suficientes para os dias atuais estaríamos vivendo em um paraíso. “Nunca tivemos tanta informação e tanto conhecimento disponíveis nas mais diferentes áreas da atividade humana. O conhecimento pelo conhecimento, sem uma boa base de aplicabilidade, consciência e sabedoria, sem uma visão sistêmica e integrada da realidade não são suficientes para educar uma sociedade verdadeiramente justa e digna para todos, muito menos sustentável”, avalia.


O painel de abertura, que ocorre no dia 26, no Teatro Castro Alves, conta com as presenças de Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Gandhi Wordwide Education Institute, do senador Cristovam Buarque e da socióloga Maria Alice Setubal. Além disso, o cerimonial conta com apresentações de arte-ciência e Edutretenimento (educação através do entretenimento) e um show-case de empreendedorismo social, ações que estarão presentes em toda a grade do Fórum, mostrando que estes novos conceitos de educação já estão presentes nas propostas de conteúdo transversal do Ministério da Educação.


O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador.
 

Notícias Relacionadas