Encontro das Agências de Notícias na Escola movimentam estudantes e educadores da rede estadual

Palavras-chave:

Apuração dos fatos, checagem de dados, produção de texto, edição de vídeos e áudios. Estas atividades, comuns numa redação de veículos de imprensa, agora também fazem parte do dia a dia de 54 unidades escolares da rede pública de ensino do Estado da Bahia que integram o projeto Agência de Notícias na Escola, uma ação da Secretaria da Educação do Estado realizada por meio do Instituto Anísio Teixeira.

Cerca de 100 estudantes e 50 educadores participam do 2º Encontro das Agências de Notícias na Escola, que teve início hoje (terça, 21) e segue até quinta-feira (23), no Instituto Anísio Teixeira em Salvador. Durante o encontro, os estudantes e professores poderão participar de oficinas técnicas e pedagógicas, visitas a museus e pontos turísticos de Salvador, além de compartilharem experiências sobre a produção de conteúdos.

De acordo com o diretor-geral do IAT, Iuri Rubim, o projeto prevê a formação de educadores e estudantes em produção audiovisual com vistas à implantação de agências para veiculação regular de notícias sobre a escola e o Território de Identidade. “As agências de notícias fazem uma conexão com o território. Podem produzir conteúdos não só sobre sua escola, mas também sobre sua comunidade e sobre o município”.

O dirigente também destacou que ao produzir notícias, os estudantes ganham uma nova forma de enxergar o mundo. “Eles passam a ter uma leitura mais crítica sobre o que acontece, sobre como eles consomem notícias, uma vez que eles sabem como checar, como elas são produzidas”, completou Iuri Rubim, lembrando que o projeto envolve mais de 300 estudantes e 54 educadores.

“Este é um projeto inovador e que fomenta o empoderamento e o protagonismo dos nossos estudantes, para que eles possam produzir conteúdos de qualidade, notícias de suas vidas, das suas escolas, de sua comunidade”, explicou a Secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito. Ela também destacou que esta é uma ação importante, também, para o combate às notícias falsas e que a educação midiática deveria ser parte do currículo. “Este é um espaço de debate qualificado sobre comunicação, onde serão debatidos diversos temas, como as fake News e as mudanças climáticas. Estes debates devem ser feitos nas escolas, com esse formato que é atrativo e deve estar no currículo”.

A Professora Nandalle Bispo dos Santos, do Colégio Estadual de Porto Seguro, trouxe a experiência de colocar a Agência de Notícias como uma disciplina eletiva. “Abrimos as 40 vagas e no dia seguinte havia uma fila enorme de estudantes para fazer a inscrição”, lembrou a educadora. “Mas não é fácil, fizemos uma formação geral sobre o que é uma agência de notícias, entender o processo e o que levaram eles a escolher essa eletiva. Nesse contexto temos descoberto muitos talentos e muitas habilidades”.

Visita a museus e pontos históricos

Seguindo a programação do 2º Encontro das Agência de Notícias na Escola, os estudantes e educadores farão nesta quarta-feira (22) a visitação a museus e pontos turísticos de Salvador. A partir destas visitas eles farão a produção de vídeos, fotos, podcast, textos que serão exibidos numa mostra de produções na quinta-feira. Ainda nesta quarta-feira, eles participarão de uma entrevista coletiva com a secretária da Educação.

Notícias Relacionadas