Programa Ciência na Escola realiza encontro para Formadores Regionais

Foto: Roberta Rodrigues/ IAT
Formadores dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) participam do I Encontro de Formação dos Formadores Regionais, que acontece até sexta-feira (23/10), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O encontro é realizado pelo programa Ciência na Escola em parceria com o projeto Brinca Ciência, desenvolvido pela Universidade Estadual de São Paulo (USP) e busca promover a socialização de novos ambientes de aprendizagens, a partir de materiais didáticos inovadores.

Para construção destes ambientes, o projeto Brinca Ciência doou 240 kits com materiais para fomento à pesquisa e experimentação em sala de aula. São materiais de baixo custo para familiarização de estudantes com a ciência. “Os kits serão testados nas escolas e cada formador regional receberá o material para trabalhar e observar a receptividade dos professores e estudantes, e assim, utilizá-lo como mais um instrumento de promoção educacional em sala de aula”, destacou a coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa.

Para a formadora Moselene Reis, esse material possibilita trabalhar com todas as áreas do conhecimento, em diversos níveis. “Esses kits podem estimular o aluno a ter um raciocínio lógico e científico. São materiais simples para experimentos, aparentemente, sem encadeamento lógico para a ciência, mas que faz o estudante começar a desenvolver o pensamento científico ao interagir, brincar com os materiais", destacou Moselene.

O Projeto Brinca Ciência tem como objetivo o desenvolvimento do olhar científico em crianças, a partir da orientação dos educadores, sobre as leis da física, matemática, química, biologia e outras ciências para a construção de brinquedos com materiais de fácil acesso para os jovens.