Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professor Jonatan Cardoso incorpora linguagens artísticas no ensino da Língua Portuguesa
Uma forma diferenciada de aprender a Língua Portuguesa e a Literatura vem conquistando os estudantes do Ensino Médio no Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, em Santa Maria da Vitória, município localizado no extremo oeste baiano. Por meio da produção audiovisual e da incorporação artística nas disciplinas, os estudantes do 2º e 3º anos dialogam diversas formas de linguagens que envolvem a arte com a Língua Portuguesa e a Literatura, disciplinas ministradas pelo professor Jonatan Cardoso, também idealizador da prática.
Atuando como professor desde 2009, Jonatan acredita que a teoria precisa ser executada para que se constate seu funcionamento de maneira efetiva. “Essas práticas são aplicadas diretamente para os alunos, sendo uma forma de desenvolver mais sobre a Língua Portuguesa e compreender que ela não é só gramática, fazendo-os entender que existe uma ligação direta entre a língua falada e outros níveis de linguagem, principalmente os níveis artísticos e a linguagem envolvendo mídias diferentes, não só a lousa ou o livro didático, mas também a internet e a televisão, onde os trabalhos são, também, divulgados”, destacou o professor.
“Professor de vanguarda, no momento em que ele chegou à escola percebemos que ele tinha um estilo diferente", Ana Rocha
Com a prática desenvolvida na escola, os estudantes se preparam também para os projetos estruturantes desenvolvidos na Secretaria da Educação do Estado, como o Produção de Vídeos Estudantis (Prove). O professor destaca que, com a atividade, os estudantes perderam o medo de expor a sua imagem de uma forma positiva. “À medida que o aluno produz o vídeo e outras pessoas assistem, ele mesmo está vencendo uma barreira inicial que é a timidez e o medo de falar em público”, informou.
Para o estudante Douglas Moreira, 3º ano, a produção audiovisual tem como referência temas do cotidiano dos alunos, sendo uma experiência de vida. “São aulas bastante diversificadas, pois o professor trabalha, principalmente, na área de gêneros textuais, que podem ser usados no meu dia a dia. Através da produção dos vídeos, é possível aprender o que estamos passando, trabalhamos em um vídeo dizendo o quão importante é o valor da água, e nos fez ter atitudes diferentes, referente à sua utilização, servindo de experiência de vida”, salientou.
“Professor de vanguarda, no momento em que ele chegou à escola percebemos que ele tinha um estilo diferente, uma metodologia que chama atenção dos alunos, trabalhando com vídeos e músicas na sala de aula. Em parceria com o professor, foi criado, desde o início do ano letivo, um momento no intervalo das aulas, voltado para os alunos, chamado Intervalo Cultural, trabalhando e preparando os estudantes para os projetos estruturantes, como Festival Anual da Canção Estudantil e o Tempos de Arte Literária”, disse a diretora do colégio, Ana Rocha.
>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Jonatan Cardoso
Notícias Relacionadas
-
Colégio em Paripe recebe visita da governadora em exercício e surpreende pela estrutura e qualidade do ensino
-
Encontro Territorial de Educação reúne gestores e profissionais, em Feira de Santana
-
Aviso de pauta | Em ato na capital, Jerônimo entrega 57 veículos para fortalecer o transporte escolar no interior do estado
-
Hackathon Independências premia três projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública estadual
-
SEC promove formação para professores do sistema prisional
-
Secretaria da Administração lança linha de estágio para pós-graduação
-
Começam nesta segunda (13) as inscrições para escolas estaduais apresentarem projetos no Encontro Estudantil 2024