Live do Bolsa Presença destaca importância do programa na construção do projeto de vida dos estudantes

Palavras-chave:
Em live realizada na tarde desta terça-feira (26), estudantes e famílias beneficiárias do Bolsa Presença tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o programa e entender como o mesmo, além de garantir a permanência escolar e a redução dos índices de evasão e abandono nas escolas, colabora com a construção do projeto de vida de jovens de toda a Bahia, dando a eles a oportunidade de completar o ciclo de estudos e projetar o futuro.
 
Transmitida através do canal do Instituto Anísio Teixeira no Youtube, a live trouxe para debate a importância da escola na construção do projeto de vida enquanto instrumento capaz de transformar a realidade dos estudantes.
 
“Para nós do Instituto Anísio Teixeira é uma honra realizar formações para apoiar e impulsionar o projeto de vida dos estudantes, afinal todo jovem deve ter oportunidade de completar seu ciclo de estudos para projetar o seu futuro. Poder fazer parte deste processo, colaborando para reforçar o processo de aprendizagem e ajudando a potencializar e fortalecer o que eles têm de melhor, é garantir a efetividade desta política pública, que é tão necessária para o desenvolvimento da educação na Bahia”, ressaltou o diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Iuri Rubim.
 
Também acompanhando a live, o Superintendente de Gestão da Informação (SGINF) da Secretaria da Educação, Rainer Guimarães, afirmou que a escola é ferramenta de transformação, mas que sozinha não resolve, sendo necessário a criação e execução de políticas públicas capazes de melhorar e fortalecer a educação. “Fico muito orgulhoso em saber que estamos apoiando e oferecendo diversos caminhos para construção do projeto de vida dos nossos estudantes”, contou.
 
“É importante pensar no projeto de vida, porque se não paramos para projetar e pensar sobre o que nós queremos da vida, qualquer lugar vai servir para a gente”, afirmou a coordenadora de Juventude da Secretaria da Educação, Larissa Lima.
 
A gestora destacou ainda que para um estudante construir seu projeto de vida ele precisa ter em mente a sua história e a da sua família, sua identidade, quem ele é no mundo, quais suas perspectivas e olhares para o futuro e quem pode ajudá-lo a realizar seus sonhos e executar seus planos.
 
“Nosso projeto de vida serve para que a gente não deixe de caminhar ou nos deixe levar para um lugar onde as pessoas acham que a gente deve estar e não onde nós queremos”, concluiu.
 
“Hoje é um dia de muita alegria para gente. É um dia de encontro para falar sobre projeto de vida, um tema que é muito caro para gente, pois trata de sonhos. Nossa missão aqui é trazer as famílias para falar sobre o quão importante é acompanhar seus filhos no processo formativo, estar na escola, junto com a equipe escolar, com a comunidade, cuidando dos nosso meninos e meninas para que eles consigam avançar na missão de permanecer na escola e concluir os seus ciclos formativos”, refletiu a coordenadora do Programa Bolsa Presença na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ana Cláudia Gonçalves.
 
Encontros formativos
 
Esta é a primeira live de uma série de quatro que o IAT irá promover envolvendo as temáticas ‘Cidadania e Participação’, ‘Comunicação e Tecnologia’, ‘Empreendedorismo, Economia Criativa e Projetos Artísticos e Culturais’ e ‘Fluência em Leitura, Escrita e Oralidade’.
 
Elas integram um conjunto de ações formativas de apoio ao programa que incluem ainda a criação de um canal em aplicativo de mensagem instantânea com o objetivo exclusivo de envio de informações, conteúdos e dicas de como construir o projeto de vida e a produção e a curadoria de recursos educacionais (vídeos, podcast, jogos, tutoriais) com foco nos estudantes, que serão disponibilizados continuamente na Plataforma Anísio Teixeira (PAT).

Notícias Relacionadas