Encontros formativos Assédio Zero chegam a Vitória da Conquista e Jequié

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nos dias 09 e 10/07, em Vitória da Conquista (NTE 08 e NTE 20), e nos dias 11 e 12/07, em Jequié (NTE 22), os encontros territoriais da formação Assédio Zero e Prevenção à Violência nas Escolas.
 
A ação é organizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Corregedoria e a Ouvidoria da Educação e visa qualificar profissionais da rede estadual de ensino para que identifiquem práticas e condutas do assédio e abuso ocorridos no ambiente escolar e possam contribuir na adoção de medidas adequadas de prevenção e proteção dos estudantes. A ideia é fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e a violência nas escolas com a gestão da escola, a comunidade escolar e todos os parceiros envolvidos. A formação tem carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas voltadas para encontros presenciais e 08 horas dedicadas aos desenvolvimentos de atividades virtuais no AVA/Moodle.
 
Os encontros presenciais sãos realizados em duas etapas. No primeiro dia são apresentadas informações e explicações sobre como os termos "assédio" e "violência" são tratados pela legislação. Os participantes também têm acesso a dados estatísticos para, no segundo dia de atividades, realizarem trabalhos em grupo para estudo e análise de casos reais, que são apresentados no encerramento do encontro. 
 
Além de Vitória da Conquista e Jequié, a formação acontecerá também, ainda no mês de julho, nos dias 23 e 24, no município de Seabra (NTE 03). Até o mês de outubro, os encontros formativos vão percorrer mais 18 territórios de identidade.
 
"Foi muito interessante, porque diversos colegas puderam avaliar estas questões dentro das suas escolas. Trouxemos casos práticos e saímos daqui com uma resposta positiva para entender que cada caso é um caso, mas que nós temos suporte da Secretaria da Educação. Um evento muito positivo que, com certeza, agregou muito na nossa formação profissional", afirmou Jorge Carneiro Rios, diretor do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, em Feira de Santana, que já participou do Encontro Formativo Assédio Zero.
 
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).
 

Notícias Relacionadas