I SUE - cobertura

Incentivar a produção de conhecimento nas unidades escolares. Esse é o objetivo do I Seminário de Pesquisa Universidade - Escola - I SUE, que ocorre no Instituto Anísio Teixeira – IAT, até o dia 26 de outubro, das 8 às 17h30, e está sendo transmitido por videoconferência para todos os polos do Estado.

ABERTURA DO EVENTO (fotos)

A ideia é socializar experiências voltadas à produção de conhecimento de modo a contribuir para a qualidade da educação pública no Estado da Bahia. “Quando me foi incumbida a tarefa de fazer a coordenação desse evento, fiquei muito lisonjeada, feliz pelo alcance e aceitação no meio científico, acadêmico e da educação básica. O nosso propósito é o de divulgar as experiências exitosas que tivemos com o trabalho promovido junto com a Fapesb”, afirmou Eurivalda Santana, assessora especial do IAT e coordenadora deste primeiro SUE.

Editais - O objetivo do seminário é o de socializar os resultados das pesquisas financiadas pelos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) de Educação (n°004/2007) e de Inovações Educacionais (nº008/2009), com o propósito de apoiar projetos de pesquisa com foco na educação básica dos sistemas públicos de ensino, visando o estímulo à produção de conhecimento e/ou de tecnologias.

“Essa parceria entre a Fapesb e a Secretaria da Educação, que resultou nos editais, pretende dar resposta a essa institucionalização necessária para a pesquisa em educação e para o avanço científico e tecnológico em educação, já que essa tarefa, esse desafio, não pode ser de um pesquisador isoladamente” afirmou Antônio Renildo Souza, diretor de Inovações da Fapesb.

Nesse sentido, Robert Verhaine, pró-reitor de ensino da Universidade Federal da Bahia – UFBA, salientou que a pesquisa tem destacado uma série de tendências na área da educação que aceitamos, hoje, como se fossem políticas normais. “Durante muitos anos, a gente acreditou que o grande problema escolar era a evasão. Porém, foi a pesquisa que detectou que a maior dificuldade era a repetência”, explicou Verhaine.

Outro objetivo do seminário foi avaliar o impacto na educação básica, das pesquisas na área educacional. Além disso, analisar as condições para que a produção científica se torne um produto acessível aos professores, fortalecendo o elo universidade-escola. “Esse aqui é o momento da devolutiva, como os movimentos sociais gostam de falar, do retorno para a escola e para a sociedade daquilo que foi produzido pelas universidades”, disse Amélia Tereza Maraux, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica - SUDEB.

Segundo Amélia, estamos  em um momento de articulação política com a universidade no sentido de buscar soluções imediatas e fundamentais para que se resolva o grande problema que é a baixa qualidade da educação básica no Estado e no nosso país.

Irene Cazorla, diretora geral do IAT,  ao descrever o percurso de sua pesquisa se deixou levar pela emoção. “As políticas públicas certas contribuem para esse país. Graças à Fapesb ter financiado o meu pós-doc, conheci um grupo de pesquisa onde, com o lançamento do edital da educação, a gente escreveu o projeto do Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico – Avale”, contou Irene. Ela ressaltou que é possível, sim, mudar o rumo das escolas públicas. “Precisamos encantar os nossos professores”, enfatizou.

Segundo dia - O evento contou com a participação do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, que parabenizou a equipe pelo I SUE. “Esse trabalho visa o estreitamento das relações da educação básica com a superior. Nós temos que fortalecer o papel das universidades tanto no processo de formação como na construção de materiais que orientem o trabalho dos nossos gestores e educadores“, afirmou o secretário.

Osvaldo Barreto ressaltou ainda que aprender é um direito consagrado, inclusive pelos tratados internacionais. “Nós não podemos mais tolerar uma situação em que crianças saem analfabetas das nossas escolas e chegam à idade adulta precisando de programas de alfabetização”, concluiu.

No final do evento, tem ocorrido sempre o lançamento de alguns materiais, frutos de projetos de pesquisa, tais como livros, softwares e jogos didáticos. O seminário, destinado aos pesquisadores em educação, é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação (SEC), através do IAT, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

25 de outubro
26 de outubro