Equipes técnicas concluem formação analisando importância dos dados na construção das políticas públicas

Após 04 dias intensos de atividades, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, finalizou, nesta sexta-feira (20), a terceira etapa da formação continuada de equipes técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual.

Com o tema ‘(Re)planejando a partir dos resultados das avaliações externas’, a ação formativa, que é realizada em regime de colaboração com os municípios contou, desta vez, com a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Instituto Reúna, O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAed), o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e o Instituto IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional).

“Participar desta formação está sendo muito significativa para a gente, considerado o trabalho que realizamos dentro da Secretaria, juntamente com as escolas municipais da rede. Estar aqui é muito positivo, porque dá um norte no nosso trabalho e nos apresenta ferramentas e instrumentos para utilização dentro da nossa rede, enfatizando as dificuldades e perspectivas de avanço dentro do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou a técnica do município de Jaborandi (NTE 23), Rejane de Souza Correia.

“É bem interessante este regime de colaboração entre o governo do estado e os municípios, porque educação não se faz sozinho. O que a gente aprendeu aqui a gente leva para os municípios com o objetivo de ampliar, reforçar e potencializar o trabalho dos professores, de modo que a gente consiga avançar no resultado dos anos finais”, destacou a professora do município de Coribe (NTE 23), Raimunda Marques.

A formação, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de setembro, com três turmas diferentes, contou com a presença de técnicos que atuam diretamente no atendimento a estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo foi fortalecer o atendimento à maior concentração de estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado, conforme dados do Censo Escolar 2023.

Para atender às necessidades da etapa, a formação tem foco na compreensão da oferta, observando aspectos como permanência e evasão, bem como na gestão da aprendizagem, apoiando os técnicos de secretarias na análise e acompanhamento das avaliações para fortalecimento das políticas educacionais.

Programação

No primeiro dia de encontro, os participantes da formação assistiram a uma conferência sobre o tema ‘O olhar sobre as avaliações externas na Educação Básica’, que foi ministrada pelo analista de avaliação sênior do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), Luís Antônio Fajardo Pontes, a apresentações sobre as experiências dos municípios  com os indicadores à serviço da aprendizagem e a uma palestra acerca do tema ‘Implementação de Políticas de Recomposição de Aprendizagem’, que foi proferida pelo consultor de projetos no Instituto Reúna, João Lucas Lopes Miacci.

Já no segundo dia de trabalho, os técnicos das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual participaram de grupos de trabalho onde debateram as temáticas ‘Interseccionalidade em Foco: Dados Educacionais e Políticas Públicas com Equidade’ e ‘Como trabalhar indicadores na/ para/com a Rede’. As atividades com os grupos de trabalho foram conduzidas pelos representantes Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e do Instituto IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional).