Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Educadores dialogam sobre processo de avaliação em Educação Inclusiva
Educadores da rede estadual e municipal participaram nesta segunda-feira (18) do encerramento do projeto Inclusão em Pauta deste ano, que teve como tema “O Processo de Avaliação na Perspectiva da Educação Inclusiva – diagnóstico e possibilidades de intervenção”. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), aconteceu na sede do IAT, em Salvador.
Para o professor José Augusto Almeida Argolo do Colégio Estadual Sátiro Dias, a formação contribuiu para formação pessoal e profissional. “Enquanto professor, me sinto muito mais preparado para receber estudantes com deficiência e me torna também mais preparado para ser um agente transformador na vida deste indivíduo”, observou.
A palestrante e psicopedagoga Genigleide Hora destaca que um dos principais pilares da avaliação na educação inclusiva é a característica que torna o indivíduo único. “Considero relevante os diferentes aspectos destas avaliações, seja processual, formativa ou somativa, contando com as especificidades de cada estudante. Penso que uma avaliação processual não diz respeito ao que o estudante fez com aquele teste, mas sim com as metodologias utilizadas”. Neste sentido, a psicopedagoga destaca a importância da formação e sensibilidade do profissional. “O professor que tem formação saberá como planejar, e, consequente, como avaliar”, concluiu.
De acordo com a diretora do CEEBA, Sidenise Estrelado, que também palestrou no evento, o objetivo da atividade é sobretudo refletir sobre o processo de avaliação da pessoa com deficiência. “Precisamos instrumentalizar o educador para que ele pense em um processo de avaliação justo para todos os estudantes”. A diretora salientou que outros aspectos devem ser observados além da nota. “Para nós que trabalhamos com estudante com deficiência, é necessário registrar o processo inicial deste sujeito, porque é a partir daí que é possível fazer o melhor planejamento, identificar instrumentos, estratégias metodológicas e mudanças necessárias para garantir o sucesso desta aprendizagem”, concluiu.
Sobre o Projeto - O Projeto Inclusão em Pauta integra a Formação Continuada dos Educadores, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Com objetivo de oferecer instrumentos pedagógicos da educação inclusiva para potencializar o processo de ensino aprendizagem, a atividade é desenvolvida durante o ano, em encontros mensais e temáticas diferenciadas para professores da rede estadual e municipal.
Notícias Relacionadas
-
Escolas-fábricas da rede estadual expõem chocolates e sabonetes durante a 33ª Fenagro
-
Uneb cria curso tecnológico em gestão comercial com ênfase em afroempreendedorismo
-
Servidora da SEC é premiada durante o V Fórum de Bibliotecas, em Recife
-
Estudantes da rede estadual baiana participam da quarta edição da Campus Party Goiás
-
Aplicação da avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (Sabe) é prorrogada até 13 de dezembro
-
SEC promove campanha de doação de sangue até sexta-feira (29)
-
SEC divulga lista final do Edital Gestão da Aprendizagem