Diretorias Regionais de Educação realizam ações de sensibilização para Projetos Estruturantes

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio das Diretorias Regionais de Educação (Direc), realiza, nos meses de junho e julho, encontros entre professores e gestores da rede estadual com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a realização das novas edições dos Projetos Estruturantes nas áreas de arte, cultura e esporte. Entre eles, estão o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (Ave), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL) e Produções de Vídeos Estudantis (Prove), além dos Jogos Estudantis.

A Direc de Alagoinhas (Direc 3) realizou oficinas do Face, EPA e Prove com o objetivo de subsidiar os professores de informações técnicas, que serão multiplicadas para os estudantes nas unidades escolares. “Na oficina do Face, por exemplo, o mediador orientou sobre o processo de criação de arranjos musicais”, destacou a coordenadora dos Projetos Estruturantes da Direc 3, Márcia Rita Souza. Os demais workshops trataram de orientações sobre enquadramento fotográfico, roteiro, iluminação e filmagem.

Em Teixeira de Freitas (Direc 9), o encontro de sensibilização contou com a participação de mais de 80 docentes. Eles debateram sobre as práticas pedagógicas que podem ser potencializadas por meio dos projetos. O resultado desse diálogo, segundo a diretora Maria Aparecida Martinuzzo, foi a produção de sequências didáticas a serem partilhadas com todas as escolas presentes. “A aprendizagem dos objetivos de cada Projeto Estruturante, com diversas propostas que poderão ser desenvolvidas nas escolas, são ganhos positivos apontados pelos educadores presentes”, destacou.

Projetos Estruturantes – Desenvolvidos desde 2007 pela Secretaria da Educação do Estado, os Projetos Estruturantes nas áreas de arte, cultura e esporte visam dinamizar a escola e promover o protagonismo juvenil. Envolvendo música, literatura, artes visuais, vídeo e esporte, os projetos vêm se destacando como um diferencial para a educação na Bahia. Anualmente, os estudantes se dedicam à criação de canções, poesias, contos, crônicas, pinturas e realizam uma releitura do patrimônio regional. O resultado dessa produção culmina em uma grande celebração do conhecimento, com a realização do Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura.