Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Um dia de ciência - cobertura
Lançamento de livro, capacitação para professores, mostra de trabalhos de estudantes e um workshop sobre ensino de ciências. Todas essas ações fizeram parte do evento “Um dia de ciência”, realizado na terça-feira (14/8/12) no Instituto Anísio Teixeira – IAT, em parceria com a Secretaria da Educação da Bahia.
O encontro marcou o lançamento do programa Ciência na Escola, um dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação da Bahia. “No espírito de pesquisa, investigação, transformação da educação pública baiana, hoje a gente lança o programa Ciência na Escola. Fruto de muito estudo, o projeto foi concebido a partir das demandas que surgem na escola pública. Com ele pretendemos preencher a lacuna da educação científica dos nossos jovens, das nossas crianças, trazendo uma formação crítica que permita entender e compreender o mundo onde eles estão inserido”, explica Shirley Costa, coordenadora do programa.
Alfabetização científica - O programa Ciência na Escola é uma ação estruturante que objetiva motivar a elevação de competências profissionais do professor que atua da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) para a melhoria e consolidação da alfabetização científica dos alunos. É caracterizado pela alfabetização cartográfica e se detém nas conexões com solo, vegetação, fauna, flora, rios, meio ambiente, ciclos biogeoquímicos, clima e uso do solo que guiam educadores e estudantes ao conhecimento dos elementos vivos, e não vivos, que constituem o espaço social onde vivem os grupos humanos.
No evento, aconteceu, também, o lançamento do livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura, com a participação de diversas autoridades, dentre elas, o Secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmera, o presidente da Academia Baiana de Ciências e ex- governador da Bahia, Roberto Santos, e a professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Sueli Furlan.
GALERIA DE FOTOS UM DIA DE CIÊNCIA
Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura - Concebido pela Secretaria da Educação, o livro traz uma combinação inédita de textos e imagens, associando conhecimentos de história, geografia, física, química e biologia que privilegiam aspectos do meio ambiente e da cultura da Bahia. A biodiversidade, a identidade e os grupos étnicos que caracterizam o Estado são alguns dos assuntos apresentados no livro. Dentre outras situações, as abordagens contemplam noções de economia, patrimônios, cuidados com a saúde, ecossistemas, sustentabilidade, aquecimento global e história geológica do planeta. A obra será distribuída aos estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e os professores serão contemplados, além do livro, com uma mídia digital com conteúdos exclusivos relacionados ao território de identidade no qual atuam.
“Nós entendemos que a questão do ensino da ciência, junto com o ensino da língua portuguesa e da matemática, é fundamental para a formação cidadã dos alunos, e para a construção de um percurso pedagógico de aprendizagem na escola que seja significativo para a vida. Então, é com alegria que lançamos o projeto e esse livro de educação científica em nosso Estado. A expectativa é a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes”, destacou Osvaldo Barreto.
Roberto Santos ressaltou que estamos vivendo em uma época conhecida como era do conhecimento. “Nesse período, há uma correlação entre o bem estar das comunidades, que é sua alfabetização e sua capacidade de absorver e gerar conhecimento científico. É preciso que as comunidades estejam conscientes e que seus membros busquem isso cada vez mais cedo”, disse o presidente da Academia Baiana de Ciências.
Em paralelo às atividades, ocorreu o curso de capacitação dos professores voltado para a obra base do programa. “Eu acredito que a gente vai conseguir introduzir a iniciação científica na escola a partir do ensino fundamental II para que tenhamos uma melhor estrutura no ensino médio”, observou Ticiane Palma, professora de física do colégio Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Nazaré, e agora também professora articuladora do programa Ciências na Escola.
Articulação – O Instituto Anísio Teixeira vem apoiando ações para a melhoria da qualidade da educação em ciências, entre elas, o I Workshop de Educação Científica na Bahia, que reuniu os representantes das licenciaturas do ensino de ciências, que formam professores para discutir a questão do currículo associado às necessidades da educação básica. “Essa articulação foi fortalecida com o II workshop de Educação Científica e com o II Simpósio Baiano das Licenciaturas. Agora, estamos lançando aqui o livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura, que é produto de um programa maior, o Ciência na Escola”, destacou Jeudy Aragão, Diretor de Formação e Experimentação Educacional.
Para dinamizar ainda mais o evento, o saguão do instituto foi ocupado por estandes de estudantes e professores da rede pública de ensino com experimentos científicos criados por eles em sala de aula. O espaço movimentou os participantes, sempre curiosos em conhecer um pouco mais dos projetos.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino