Topa inicia preparação para aplicação de teste cognitivo

O Todos pela Alfabetização (Topa), maior programa de alfabetização do País, reuniu, na terça-feira (21/05), equipes técnicas da Secretaria da Educação do Estado, do Instituto Paulo Freire e supervisores de toda a Bahia para alinhar os detalhes da aplicação do teste cognitivo dos alfabetizandos do programa. No total, 88 mil avaliações serão aplicadas aos alunos da 6ª etapa do Topa, o que representa mais de 30% dos inscritos. Este teste é aplicado antes do início das aulas e ao final da etapa, com o objetivo de avaliar o conhecimento do aluno. A primeira aplicação tem início previsto para o mês de junho.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação

O encontro é o primeiro diálogo com supervisores regionais para a aplicação dos testes. “Vamos definir o calendário para que não haja sobreposição com datas comemorativas, mapear as funções, a distribuição dos supervisores pelo Estado e saber o que eles indicam para que o processo seja eficaz”, afirmou Francisca Pini, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire.

Para a coordenadora do Topa, Elenir Alves, a parceria com o Instituto vai fortalecer ainda mais o programa. “A gente aposta muito nesse trabalho com o Instituto Paulo Freire, porque acreditamos que vai dar mais eficácia pedagógica e melhorar a avaliação do programa”, disse.

Capacitação – Como parte do processo de aplicação do teste, o Instituto Paulo Freire está capacitando 370 aplicadores, 32 coordenadores locais e sete coordenadores mesorregionais da entidade, para a aplicação do teste aos alunos da 6ª etapa do Topa, em todo o Estado. A formação acontece até sexta-feira (24/05), em Salvador.

A parceria com o Instituto Paulo Freire também contemplou a readaptação do caderno de questões. O material elaborado pelo Ministério da Educação passou por adaptação para a realidade regional.