Terceiro encontro das equipes técnicas debate a utilização dos dados a favor da educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, iniciou, nesta terça-feira (17), a terceira etapa da formação continuada de equipes técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual.

Com o tema ‘(Re)planejando a partir dos resultados das avaliações externas’, a ação formativa, que é realizada em regime de colaboração com os municípios conta, desta vez, com a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Instituto Reúna, O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAed), o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e o Instituto IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional).

“Estaremos aqui, ao longo desta jornada, tratando de indicadores, de dados. Algo extremamente necessário para que a gente possa qualificar a nossas políticas de educação e a experiência de aprendizagem para os nossos estudantes. Isso é importantíssimo hoje. Precisamos desenvolver processos de captura e análise destes dados para que a gente possa, cada vez mais, interferir na realidade de uma forma embasada. Ter uma gestão orientada por dados, não só facilita para que a gente trabalhe com a realidade, como também nos permite entender situações complexas que, cada um de nós, com a sua experiência limitada, não conseguiria”, reletiu o diretor geral do IAT, Iuri Rubim.

“Estar aqui hoje, presencialmente, para falar sobre dados, entendendo que estes dados têm um rosto, uma identidade, uma identificação, é maravilhoso. É por isso que estamos aqui, por eles. E é por eles também que estamos fazendo política nas nossas cidades. A política educacional, esta que estamos fazendo neste espaço aqui hoje. Nós fizemos uma escolha. Escolhemos a educação. Estar aqui hoje não tem preço”, destacou a secretária de Educação do Município de Entre Rios, Ednalva Oliveira.

“Eu trabalho com dados quantitativos e eu acho que é muito importante, em um encontro como este, a gente ter um olhar um pouco mais atento para, por exemplo, como estes dados são produzidos e como são entregues nas escolas. Como extrair informações relevantes a partir destes dados? É isso que vamos aprender aqui hoje. Espero que eu possa contribuir para que vocês continuem trabalhando em prol da educação na Bahia”, pontuou o analista de avaliação sênior do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) Luís Antônio Fajardo Pontes.

A formação, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro, com três turmas diferentes, conta com a presença de técnicos que atuam diretamente no atendimento a estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é fortalecer o atendimento à maior concentração de estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado, conforme dados do Censo Escolar 2023.

Para atender às necessidades da etapa, a formação tem foco na compreensão da oferta, observando aspectos como permanência e evasão, bem como na gestão da aprendizagem, apoiando os técnicos de secretarias na análise e acompanhamento das avaliações para fortalecimento das políticas educacionais.

Programação

Neste primeiro dia de encontro, os participantes da formação assistiram a uma conferência sobre o tema ‘O olhar sobre as avaliações externas na Educação Básica’, que foi ministrada pelo analista de avaliação sênior do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), Luís Antônio Fajardo Pontes, a duas apresentações sobre as experiências dos municípios  de Santa Inês e Pindobaçu com os indicadores à serviço da aprendizagem e a uma palestra acerca do tema ‘Implementação de Políticas de Recomposição de Aprendizagem’, que foi proferida pelo consultor de projetos no Instituto Reúna, João Lucas Lopes Miacci.

Já no segundo dia de trabalho, os técnicos das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual participarão de grupos de trabalho onde debaterão as temáticas ‘Interseccionalidade em Foco: Dados Educacionais e Políticas Públicas com Equidade’ e ‘Como trabalhar indicadores na/ para/com a Rede’.