Tecnologia, liberdade e educação são tônicas de live promovida pelo IAT

“Como combinar tecnologia, liberdade e educação” é o assunto abordado nesta quinta-feira, às 17h, pelo educador e sociólogo, Yuri Wanderley, em mais uma live promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto Instituído Anísio Teixeira (IAT). Esta é a sexta transmissão ao vivo de uma série que têm o objetivo de oferecer ferramentas para auxiliar educadores na construção de conteúdos educacionais neste período de isolamento social.

As apropriações tecnológicas no ensino, softwares livres, privacidade na internet, práticas da educação em tempos de isolamento social, formas e oportunidades de professores e estudantes como produtores e difusores de conhecimento são alguns dos tópicos que serão abordados durante a transmissão no canal do IAT no Youtube.  “As tecnologias trazem um enorme potencial de colaboração para estratégias metodológicas e de aproximação ao acesso à diversas fontes de conteúdo e programas. Isso traz muitas oportunidades para o contexto educacional, mas a gente compreende que essas mesmas tecnologias trazem ameaças e invadem nossa privacidade”. O educador salienta também que para educação não pode ser qualquer tipo de tecnologia. “Mostraremos um pouco das ideias, dos valores e princípios das estratégias metodológicas e como trazer as tecnologias combinadas com a educação e o uso delas com liberdade”, completou Yuri.

E nesta terça-feira (12), educadores e estudantes acompanharam a live da professora Carolina Rodeghiero sobre novas possibilidades de tornar a aprendizagem mais criativa. Durante a transmissão foram apresentadas as formas de adaptar as práticas educacionais e como trabalhar conteúdo criativos em casa com a família, além de recursos didáticos e pedagógicos, bem como a utilização de atividades lúdicas como mais um pilar de construção de conhecimento.

“A aprendizagem criativa ela é toda baseada no construcionismo. Ela pensa na construção dos projetos e no significado que isso deve ter para a criança. Com esta aprendizagem a gente gera oportunidade para que as crianças possam trabalhar em projetos que são conectados com suas paixões, aos seus interesses e em colaboração com outras pessoas. Essas atividades podem ser feitas no pensar brincando, que é um espírito de criação, de exploração livre de objetos, espaços e matérias” contou Carolina.

Em lives anteriores promovidas pelo IAT, foram abordados outros temas, tais como aplicativos e programas – novas tecnologias na educação, fotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagem, Ciência de Dados na Educação Pública e Linguagem Radiofônica. Todos os conteúdos estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.

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