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Seminários Territoriais Saberes e Fazeres chega à terceira semana mobilizando educadores de mais nove Territórios
Em sua quarta edição, os Seminários Territoriais Saberes e Fazeres chegam à terceira semana de atividades que encerram o ano de 2022 e o ciclo de quatro anos do Plano de Formação Continuada Territorial. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), durante esses anos, o plano vem movendo educadores de todo o estado em direção a novas aprendizagens e transformações práticas e efetivas que podem ser percebidas em todas as esferas das redes de ensino.
Desde as Secretarias de Educação até às salas de aula, os estudos no ambiente formativo gerido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) promoveram discussões, reflexões e projetos, além de dar origem a iniciativas de referência desenvolvidas a partir da vivência dos educadores e da observação específica das necessidades da comunidade escolar.
Essas iniciativas, ao serem compartilhadas, constituem mais um meio de aprendizado proposto pela formação: o intercâmbio de desafios, saberes e práticas entre os educadores participantes. Durante os seminários, que iniciaram no dia 7 e vão até o dia 23 de novembro, esse compartilhamento se intensificou ao reunir grande parte dos mais de 8 mil educadores de todos os 27 territórios de identidade baianos que participam da formação.
Nesta terça e quarta, mais nove Territórios de Identidade promovem os seminários (confira a agenda abaixo), que este ano trazem como tema ‘Memórias de Formação – 2019 a 2022’. Na última quarta e quinta, 16 e 17/11, foi a vez dos territórios Bacia do Paramirim (NTE 12), Extremo Sul (NTE 7), Piemonte da Diamantina (NTE 16), Chapada Diamantina (NTE 3), Sisal (NTE 4) e Sertão Produtivo (NTE 13). Na sexta-feira, 18/11, os territórios de Irecê (NTE 1) e Recôncavo (NTE 21) também realizaram os seus seminários.
No encontro do NTE 3, realizado em Seabra, a articulação e envolvimento entre as redes estadual e municipais foi ressaltada pelos participantes, entre eles o Secretário de Educação anfitrião Altair Sá Teles. O secretário destacou que o regime colaborativo é muito importante para a região da Chapada, de forma que os bons índices educacionais são fruto deste trabalho articulado. “O diálogo é o que promove esta educação coordenada em um trabalho feito à muitas mãos. Com a colaboração, aprendemos a ler nas linhas, entrelinhas e além das linhas”, completou.
Ao concordar, a Secretária do município de Iraquara Simone Neves afirmou que os municípios e Estado devem, de fato, andar para o mesmo lado: “Os alunos são nossos”. Ela completou afirmando que o trabalho dos educadores é o de formar a sociedade e que cada educador e educadora deve estar movido por esse ideal, obtido através do desenvolvimento dos estudantes. Simone acrescentou que acredita na Bahia e no regime de colaboração proposto e ratificado pela formação continuada. “A Bahia vai ser líder em resultados educacionais. E isso só poderá ser feito em colaboração”, afirmou.
Representando a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, a educadora Ieda Bandeira falou sobre a dificuldade de executar o planejamento pedagógico e destacou a importância da recomposição ou reorientação do processo de aprendizagem. “O IAT nos trouxe uma luz com esta formação continuada. A partir dela vamos lutar para fazer com que tudo que nós discutimos e refletimos, toda a teoria que aprendemos, chegue de fato para nossos alunos, afinal de contas eles são a razão do nosso existir, da gente estar aqui e de sermos professores”, afirmou.
As apresentações nos seminários destacaram as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes. Os desdobramentos das reflexões e ações propostos na trilha formativa, vinculados intimamente com a vivência escolar, tiveram reflexos reais nas escolas. Os seminários mostraram que as práticas profissionais dos coordenadores, gestores escolares e membros das equipes técnicas foram impactadas e, em muitos casos, transformadas pelas temáticas estudadas durante a formação e pela interação entre os pares de cada território. “O desdobramento na escola foi potente. Fortaleceu as práticas dentro da sala de aula e reverberou em ações em prol da aprendizagem de cada estudante”, contou Zaira Barbosa, Secretária de Educação de Souto Soares.
Um dos exemplos desse impacto vem da Escola Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, do município de Palmeiras. A coordenadora pedagógica Ana Paula Queiroz apresentou uma iniciativa cujo tema é “O ensino das práticas sociais de leitura e escrita através do debate de forma interdisciplinar”. A atividade foi baseada no ensino dos procedimentos de estudo com foco no debate e na argumentação e pautado nos estudos sobre leitura e produção textual, como compromisso de todas as áreas do conhecimento, ideia muito trabalhada na formação.
Sobre os impactos do processo formativo, Ana Paula ressaltou o quanto foram transformadores em seu papel de coordenadora. “Meu trabalho era diferente antes da formação. As minhas pautas formativas nas atividades complementares ficaram mais densas e passei a ter uma nova visão de como partilhar com os professores. O fruto disso são os trabalhos que a gente realiza e os prêmios que temos conquistado fora da escola com projetos que os meninos e meninas têm realizado através das pautas da formação continuada que desenvolvemos ao longo desses quatro anos.”
Também presente à reunião em Seabra, Rita Solange Cerqueira Silva, integrante da equipe técnica de Utinga apresentou uma série de ações que foram parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2022, o Projeto de Vida. Desde a Jornada Pedagógica, os educadores do município promoveram experiências pensando tanto na recomposição das aprendizagens, quanto no acolhimento e escuta sensível dos alunos e profissionais com problemas emocionais no retorno às aulas presenciais no período pós pandêmico. “Fizemos um planejamento específico para atender a essa demanda e para ajudar os alunos da sede e da zona rural a estabelecer metas pessoais e metas de aprendizagem”. Rita conta ainda que o município ter entrado na formação continuada desde o início, em 2019, foi muito importante para o desenvolvimento da rede e para o diálogo com as escolas estaduais que recebem os estudantes do ensino médio.
Confira a agenda da próxima semana:
22/11
NTE 25 – Piemonte Norte do Itapicuru - Senhor do Bonfim
NTE18 - Litoral Norte e Agreste Baiano - Alagoinhas
NTE 11 - Território da Bacia do Rio Grande - Barreiras
NTE 24 - Território de Itaparica - Paulo Afonso
NTE 27 - Território da Costa do Descobrimento - Eunápolis
23.11
NTE 10 - Território do Sertão do São Francisco - Juazeiro
NTE 26 - Território Metropolitano de Salvador - Salvador
NTE 6 - Território do Baixo Sul - Valença
NTE 19 - Território do Portal do Sertão - Feira de Santana
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