Seminário debate estratégias e caminhos para promoção de uma educação antirracista

Palavras-chave:
Comprometida com a pauta das políticas afirmativas e educação antirracista, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por intermédio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realiza, no dia 25 de novembro, no IAT, o ‘Seminário Novembro Negro: caminhos para uma educação antirracista’. A atividade integra a agenda do Novembro Negro da Secretaria e contará, em sua programação, com palestras, mesas redondas e exposições. As inscrições para o seminário acontecem até o dia 17 de novembro, no link abaixo.
 
 
O evento tem por objetivo contribuir para tornar a escola, cada vez mais, um espaço de formação permanente para os professores no âmbito da educação antirracista, com intuito de combater o racismo dentro e fora da escola, através de uma abordagem de ensino que valoriza a história e reforça a contribuição dos povos africanos e afro-brasileiros na construção do país.
 
“Ao longo do ano, desenvolvemos ações formativas que buscaram estabelecer um debate acerca do reconhecimento, enfrentamento e adoção de estratégias educativas e intervencionistas para o combate ao racismo, bem como discutir a necessidade de ampliação dos conhecimentos sobre a população negra. Entendemos a importância de discutirmos e potencializarmos a Educação Antirracista todos os dias do ano, mas certamente, essa ação se soma a outras iniciativas da Secretaria da Educação da Bahia com o objetivo de contribuir nos processos formativos e fortalecer o reconhecimento das lutas e enfrentamentos que o mês de novembro representa para essa importante temática”, afirmou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do IAT, Rogério Lima.
 
Programação
 
O seminário será aberto com uma conferência sobre ‘O empoderamento da mulher negra na sociedade racista’, que será ministrada pela escritora, pedagoga e arte educadora, Madu Costa.
 
O evento contará também com três mesas redondas sobre os temas ‘O processo de descolonização do negro na sociedade racista’, ‘Educação e saúde da população negra’ e ‘Violência e vulnerabilização contra a população negra’.
 
Ainda em sua programação, o seminário traz uma palestra sobre a temática ‘Afrobetizar: um educador Antirracista’, que será proferida pela professora Bia Barreto.
 
O encerramento do evento será com a exibição do vídeo ‘Vozes e presenças negras’.
 

Notícias Relacionadas