Secretaria seleciona educadores para os Polos da Universidade Aberta do Brasil na Bahia (UAB)

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está com inscrições abertas de processo seletivo interno direcionado a professores da rede estadual de ensino, para que possam atuar como coordenador de Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil na Bahia (Polo UAB/Bahia). As inscrições seguem abertas até o dia 12 de maio. 
 
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição (Anexo II do edital 006/2020), bem como encaminhar em arquivo único, no formato PDF (cópias digitalizadas legíveis), a documentação, indicada também em edital, para o endereço eletrônico selacao.coorde.uab@enova.educacao.ba.gov.br.
 
Atualmente, 22 Polos de Apoio Presencial da UAB estão vinculados à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, os mesmos distribuídos em 21 Territórios de Identidade e com área de atuação nos municípios de Alagoinhas, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Pintadas, Salvador, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Seabra Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Campo Alegre de Lourdes, Juazeiro, Barreiras, Serrinha, Santa Maria da Vitória, Salvador e Macaúbas.
 
Os cursos ofertados nos Polos UAB contam com a experiência acadêmica das universidades do Estado da Bahia (UESB, UNEB, UESC e UEFS), das Federais (IFBA, UFRB, UFBA e UNIVAFSF) e de outros estados (UFPI, UFRPE  e IFAL).  Em parceria com as universidades, a Secretaria da Educação do Estado amplia as políticas de acesso à Educação Superior reunindo os atuais Polos UAB ao Programa Universidade Virtual da Bahia.
 
Marcius Gomes, coordenador de projetos estratégicos da SEC, falou que a UAB é uma política de expansão e interiorização que democratiza o acesso à Educação Superior e fortalece a Educação Básica e a formação de professores, de gestores e de outros profissionais da Educação. “É meta prioritária da Secretaria da Educação, em consonância com o Sistema UAB, contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. Por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da Educação Básica.
No atual cenário de enfrentamento à COVID-19, a Secretaria da Educação entende o ensino à distância como essencial, especialmente durante situações atípicas e delicadas como a que atravessamos no momento. A Educação à Distância traçou um papel colaborativo contemporâneo fundamental para a Educação, proporcionando diversos avanços, por possibilitar a superação dos limites de espaço e tempo inerentes às formas tradicionais da educação presencial”, afirmou.
 
Ivanilda Amado, diretora de Políticas para a Educação Superior da SEC, acrescentou que, com a suspensão temporária das aulas presencias, por conta da pandemia, e para minimizar os efeitos do distanciamento social dos estudantes UAB, a CAPES está fazendo cursos extras para complementar a formação dos discentes em Licenciatura. “A Secretaria também tem incentivado o diálogo dos coordenadores de Polo de Apoio Presencial com seus respectivos estudantes, através das redes sociais, assim como vem promovendo lives com assuntos relevantes. Além disso, a Secretaria tem investidos recursos para prover a manutenção das infraestruturas física, tecnológica e de recursos humanos dos 22 Polos de Apoio Presencial aptos pela CAPES”.
 

 

Notícias Relacionadas