Secretaria promove Encontro de Formação de Formadores Territoriais nesta sexta (6)

Os 128 formadores dos 27 Territórios de Identidade participam, nesta sexta-feira (6), do primeiro encontro formativo de 2020. A atividade integra as ações do Plano de Formação Continuada Territorial, proposto pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) e que tem como objetivo fortalecer a aprendizagem dos estudantes nas redes públicas municipais e estadual. A abertura institucional do encontro acontece no auditório do IAT, a partir das 14h. Já no sábado (7), os formadores participam da construção da pauta pedagógica.
 
De acordo com a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, os 128 formadores atuarão na formação dos coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), nos Territórios de Identidade da Bahia. “É um desenho em que o IAT prepara o grupo de formadores para atuar junto aos coordenadores e diretores escolares que vivem o dia a dia na escola. Nestes encontros nós discutimos as pautas pedagógicas que subsidiam a gestão das aprendizagens dos estudantes, assim como os aspectos administrativos envolvidos nesse contexto”, explica.
 
A diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira informa que para este ano estão previstos oito encontros formativos com a equipe formadora e outros cinco encontros dos formadores com os educadores nos territórios. “Temos como foco, os profissionais da educação das redes municipais e estaduais que atuam diretamente nos períodos entre o 6º e 9º ano e no Ensino Médio. Esta é uma fase escolar que precisa de muita atenção, pois os indicadores de reprovação, retenção e distorção são complexos”, pontua a diretora lembrando que serão contemplados cerca de 6,7 mil profissionais da educação. 
 
Ainda de acordo com a diretora geral, esta é uma ação inovadora. “Pela primeira vez iremos reunir educadores das redes municipais e estadual na Formação Continuada. E isso só é possível graças ao Regime de Colaboração, capitaneado pelo secretário Jerônimo Rodrigues, junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), à União dos Municípios da Bahia (UPB) e também com as Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, este ano estamos contando com o apoio da Fundação Itaú Social (FIS)”, completa Cybele.
 
Cooperação Técnica
A partir de um acordo de cooperação técnica firmado com a SEC, o Itaú Social disponibilizará consultores especialistas e de apoio pedagógico para a realização do Plano de Formação Continuada Territorial. Apoiará também o monitoramento das ações e a avaliação de resultados. Segundo a coordenadora regional de Implementação do Itaú Social, Claudia Petri, o Plano permitirá o fortalecimento de uma cultura de formação continuada entre governo estadual e municípios. “A governança, que reúne diversos órgãos representativos das áreas envolvidas no processo de formação, tem um papel de grande importância quando se pensa na escala que a formação irá tomar, na extensão territorial e na diversidade baiana”, ressaltou.
 

Notícias Relacionadas