Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Secretaria lança Programa de Educação Matemática nas Escolas Públicas
A Secretaria da Educação do Estado lança amanhã, dia 9 de julho, às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o Programa de Educação Matemática nas Escolas Públicas da Bahia, com transmissão ao vivo para as salas de videoconferência das Diretorias Regionais de Educação (Direc). O evento, que terá a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, vai debater, entre outras temáticas, as iniciativas da Secretaria para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem da matemática nas escolas públicas e a importância da formação dos professores nesta área do conhecimento.
O lançamento do programa vai contar, também, com palestras das professoras portuguesas Maria Lurdes Serrazina, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, e Maria Isabel Piteira do Vale, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A iniciativa vai mobilizar os professores de matemática do Estado num movimento proativo pela garantia da aprendizagem dos estudantes das escolas públicas.
O Programa de Alfabetização Matemática é composto por diversas ações, como o convênio entre a Secretaria da Educação e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia para implantar o programa Sesi-Matemática em 300 escolas estaduais. A assinatura acontece durante o lançamento no IAT. Também está prevista a realização da Feira Baiana de Matemática, parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), prevista para acontecer em novembro.
O Sesi-Matemática desenvolve uma metodologia que associa práticas educacionais modernas à tecnologia e, assim, contribuir na formação de jovens críticos e com raciocínio lógico mais bem aprimorado. “A iniciativa leva a uma mudança radical no ensino e no aprendizado da matemática. A abordagem passa a ser amigável, instigante e atraente, tornando a matemática mais interessante e, consequentemente, facilitando o seu aprendizado”, disse a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira, Irene Cazorla.
“A iniciativa leva a uma mudança radical no ensino e no aprendizado da matemática. A abordagem passa a ser amigável, instigante e atraente, tornando a matemática mais interessante e, consequentemente, facilitando o seu aprendizado” - Irene Carzola - diretora-geral do IAT
Alfabetização Matemática – Uma outra ação do Programa é o projeto Alfabetização Matemática, material didático que será distribuído, gratuitamente, para todos os 373 municípios parceiros do projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, cujo foco é alfabetizar, com letramento, as crianças até os oito anos de idade.
O material é composto por manual do professor com a proposta didática, caderno de atividades do estudante, caderno com encartes para alunos e professores e cartazes didáticos. Além disso, formadores estaduais e orientadores municipais vêm recebendo formação para que, juntamente com a chegada do material nas escolas, os professores recebam instruções para o seu uso.
A ação irá proporcionar a formação de 10 mil professores e atenderá 143 mil estudantes. “Para garantir a aprendizagem matemática das séries mais avançadas, é preciso proporcionar a alfabetização matemática das crianças na idade certa e, para isso, um grupo de professores da Bahia produziu o Alfabetização Matemática”, enfatiza Irene Cazorla.
A Secretaria da Educação também vai continuar desenvolvendo projetos focados nas disciplinas consideradas básicas para o sucesso em todas as áreas do conhecimento, como português e matemática. “Por meio do IAT, a Secretaria da Educação vem realizando uma série de ações que visam fortalecer a aprendizagem matemática na rede pública estadual. Programas como Gestar na Escola e Ensino Médio em Ação têm contribuído na formação continuada de professores de matemática e proporcionam a distribuição de materiais didáticos para os estudantes com vistas à consolidação de ação de natureza complementar ao trabalho dos professores nas escolas”, afirma a diretora do IAT.
Notícias Relacionadas
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas