Secretaria lança editais de projetos artísticos e canal de conteúdos sobre Anísio Teixeira

Para celebrar o 121º aniversário de nascimento de Anísio Teixeira, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira - IAT e da Coordenação Executiva de Projetos Estratégicos da Educação – CEPEE realizou nesta segunda-feira (12), uma live no canal do IAT no Youtube, sobre a história de Anísio e novos projetos para educação da Bahia. 

A live comemorativa contou com participação do subsecretário da Educação, Danilo Souza, da Diretora-Geral do Instituto Anísio Teixeira  - IAT/SEC, Cybele Amado de Oliveira,  de Armando Almeida,  Diretor de Livro e Leitura da Fundação Pedro Calmon, entre outras autoridades. “São muitas inovações e conquistas no campo da educação. A todo momento a nossa equipe está fazendo um trabalho, discutindo sobre tecnologia educacional, criando inúmeros projetos inovadores na área da ciência e na educação integral.  E essa é uma forma de celebrar Anísio, e fico muito feliz por saber que tudo isso só melhora ainda mais a educação baiana”, celebrou o subsecretário da Educação, Danilo Souza. 

“Anísio tem um papel muito importante na educação. Em homenagem a ele realizamos este encontro cheio de conquistas e novidades e a melhor forma de celebrar é construindo uma educação pública de qualidade”, completou a Diretora-Geral do Instituto Anísio Teixeira  - IAT/SEC, Cybele Amado de Oliveira. 

Lançado durante a live, o Canal Anísio Teixeira traz diversos conteúdos sobre a vida e obra do educador baiano, como podcasts, vídeos, textos, entre outros que são de licença livre disponível na Plataforma Anísio Teixeira - PAT, repositório de recursos educacionais digitais da Secretaria da Educação da Bahia (pat.educacao.ba.gov.br). “ O novo canal está cheio de conteúdos acadêmicos sobre Anísio Teixeira, em diversos formatos e mídias possíveis de serem catalogadas. É com muito prazer e alegria que nós da Rede Anísio Teixeira apresentamos esse canal como mais um espaço da vivacidade e efetividade das propostas deste educador tão importante”, contou Carlos Barros - professor da rede estadual e integrante da Rede Anísio Teixeira/ IAT. 

Durante a transmissão também foram lançados os editais de projetos artísticos e culturais desenvolvido pela CEPEE e o VI Concurso Escritores Escolares (Poesia e Prosa), uma parceria da SEC com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

Astor Vieira, que integra a equipe da CEPEE apresentou todos os projetos, como o novo Transgrafitando e os já conhecidos Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), entre outros. “Estamos trazendo para a juventude estudantil novas possibilidades, com estes projetos que estão com uma nova roupagem, baseados e inspirados em Anísio Teixeira, Paulo Freire, para que a gente possa ampliar a formação dos nossos estudantes para além do currículo”, afirmou Astor. 

“Hoje é um dia de festa e celebração, e com essa alegria divulgamos os nossos editais e ações que vão certamente trazer oportunidades para juventude. E a Bahia vem fazendo um grande movimento com diversos projetos que tem nas suas concepções o legado de Anísio Teixeira para oportunizar os jovens” pontuou Marcius Gomes, Superintendente da Coordenação Executiva de Projetos Estratégicos da Educação - CEPEE/SEC. 

Entre os projetos lançados que abrangem linguagens artísticas direcionados para a promoção do protagonismo jovem, o Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Prosa vem com objetivo de sensibilizar os estudantes para o ato da escrita, de modo a estimular a criatividade.  “A gente entende que a nossa missão de estimular a leitura e a escrita e nasce de uma compreensão muito clara de reforçar e melhorar ainda mais a educação'', finalizou  Armando Almeida,  Diretor de Livro e Leitura da Fundação Pedro Calmon.

Notícias Relacionadas