Secretaria inicia Reuniões Territoriais da Formação com encontro em Vitória da Conquista e Salvador

Nesta terça-feira (22), aconteceram as primeiras Reuniões Territoriais da Formação Continuada, promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Vitória da Conquista e Salvador foram as cidades que sediaram os encontros, que seguem até o dia 8/03, em 11 polos formativos, com a participação de dirigentes e equipes técnicas dos Núcleos Territoriais da Educação (NTE), secretários da educação e equipes técnicas municipais dos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Salvador
Serão encontros presenciais de planejamento e alinhamento das ações de 2022, abordando temas como a retomada de compromissos com a Formação e apresentação de agendas de encontros formativos. “A gente sempre vai fazer encontros dos territórios, nesse nível das secretarias e das equipes técnicas, avizinhados”, informou a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira.

Comentando sobre a importância do encontro, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Raimundo Pereira, participante da reunião em Salvador, informou que está mobilizando os municípios para as reuniões. “Coloquei na programação da Undime, os encontros territoriais do IAT. Fiz questão de vir hoje, participar no meu Território e dar exemplo aos colegas”.

Para Hosana Gonçalves, que integra a equipe técnica da secretaria de educação municipal de Camaçari, as reuniões territoriais auxiliam na organização da agenda e no planejamento das ações locais. “Saber quais são os percursos que nós daremos continuidade nos enche de esperança de que este processo de formação, numa perspectiva colaborativa das redes municipais e estadual, fortaleça cada vez mais o trabalho nas nossas redes”, destacou.

Vitória da Conquista
“Reservar este momento para analisar as fragilidades e os pontos fortes da Formação é importante porque a educação só será de qualidade se observamos conjuntamente estes aspectos e só deste modo a Formação de 2022 atingirá seus objetivos”, observou o dirigente do NTE-08 (Médio Sudoeste), Alécio Chaves, presente na reunião em Vitória da Conquista. Participante do mesmo encontro, a secretária da educação de Caraíbas, Cristiane Santos, falou da adesão à Formação que acontece em regime de colaboração. “Aderimos logo de início à Formação porque é uma ação/reflexão. Se a gente reflete sobre nosso trabalho, mais pontos positivos teremos para a educação. E deste planejamento de hoje, saímos mais fortalecidos porque nos mostra o compromisso e a persistência que devemos ter sempre”.

Em continuidade à agenda, no dia 23/02, a reunião acontece em Caetité com os Territórios  da Bacia do Paramirim e Sertão Produtivo em Caetité. No dia 24/02 em Ribeira do Pombal, com os Territórios do Sisal, Semiárido Nordeste II e Itaparica. Já no dia 25/02, na cidade de Seabra, reúnem-se os Territórios Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu.

Na sequência, no dia 3/03, em Jacobina, será a vez do Território de Irecê e Piemonte da Diamantina e no dia 4/03, em Feira de Santana, Território do Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano e Bacia do Jacuípe. Neste mesmo dia, em Santo Antônio de Jesus, reúnem-se os representantes do Território Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Recôncavo. O penúltimo encontro será em Itabuna no dia 7/03 com a presença do Território Litoral Sul, Extremo Sul e Costa do Descobrimento. Fechando o ciclo, no dia 8/03, o encontro será em Bom Jesus da Lapa, com Território do Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente e também na cidade de Senhor do Bonfim com os Territórios Sertão do São Francisco e Piemonte do Itapicuru.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza, desde 2019, a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Durante os anos de 2020 e 2021, a formação ocorreu em ambiente virtual.