Secretaria inicia formação continuada de formadores em modalidade a distância

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), iniciou nesta quarta-feira (15), a Formação Continuada de 128 formadores que atuarão na Formação Continuada Territorial a Distância. A atividade foi realizada dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que abriga as salas de aula e os conteúdos pedagógicos que serão utilizados no percurso formativo dos educadores.

A Formação Continuada tem como foco os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das redes municipais e estadual, que atuam no período do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Cerca de 10 mil educadores estão inscritos para o processo formativo.  Segundo a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, a atuação junto aos formadores é o primeiro passo. "Ainda este mês, os formadores que estão conosco agora, farão a formação dos gestores, coordenadores e equipes técnicas".

Ainda de acordo com a diretora, por conta da suspensão das aulas e o distanciamento social, foi preciso redesenhar todo o processo formativo que antes seria presencial. "Foi um desafio enorme, repensar tudo, desde a adequação das pautas ao desenvolvimento do ambiente digital. Nosso objetivo é manter a formação dos profissionais da educação, sem colocá-los em risco", informou.

Parceiro da Secretaria da Educação para a Formação Continuada, o Itaú Social colaborou para o desenvolvimento do ambiente virtual onde serão realizadas as atividades formativas. "Este é um momento desafiador, mas que gente precisa tomar como momento de rápida aprendizagem daquilo que para nós era estranho e que agora precisa ser familiar, que é trabalhar distante, porém próximos pela tecnologia", afirmou a superintendente do Itaú Social, Ângela Dannemann.

Além do Itaú Social, a Formação Continuada Territorial a Distância conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (UNDIME-BA) e das Instituições Públicas de Ensino Superior da Bahia (IES).