Secretaria inicia encontros de acompanhamento e monitoramento presenciais da Formação Continuada nos Territórios

Com intuito de retomar o vínculo presencial, dialogar e ouvir os educadores participantes do Plano da Formação Continuada Territorial, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), deu início às Reuniões Territoriais de Monitoramento da Formação Continuada nesta terça-feira (21) nas cidades de Itapetinga, Serrinha e Vitória da Conquista. Os encontros contam com participação dos parceiros da rede estadual e municipais, equipe do IAT, dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), secretários municipais, educadores das equipes técnicas, diretores escolares e coordenadores pedagógicos. 
 
Os encontros para o monitoramento territorial da formação acontecerão até o dia 19 de outubro nos 27 núcleos, dialogando sobre pontos que auxiliam o avanço do processo formativo e os movimentos que enriquecem as práticas profissionais estimuladas pelo Plano de Formação Continuada em Regime de Colaboração, com rede estadual e municipais da Bahia. 
 
“A intenção das reuniões territoriais de monitoramento é dialogar presencialmente com representantes. Ficamos afastados por mais de um ano e meio e aproveitamos também para avaliar a caminhada colaborativa com todos os sujeitos envolvidos nos arranjos formativos durante esse período”, destacou a coordenadora de formação do IAT, Micheli Cruz. 
 
“Desta vez decidimos fazer essas reuniões de monitoramento que estavam acontecendo de forma virtual em formato presencial para nos aproximarmos e ouvirmos sobre os caminhos, as dificuldades e descobrirmos o que podemos acrescentar no processo formativo de ambos os lados para cada vez mais qualificar o processo, explicou a diretora pedagógica do IAT, Diana Mello. 
 
Os diálogos realizados hoje na cidade de Serrinha, no Território do Sisal, abriram espaço para uma escuta sobre as percepções dos participantes quanto a proposta de formação continuada oferecida pela Secretaria por meio do IAT.
“O encontro territorial de hoje marcou o nosso retorno presencial após um longo período de formação exclusivamente remota em decorrência do contexto pandêmico vivido e esse momento nos mostra a essencialidade do contato humano na construção e qualificação da nossa formação continuada em serviço. É um contato que nos impulsiona e inspira a continuar nessa busca constante de conhecimento para melhoria da educação das nossas escolas e redes” pontou a coordenadora pedagógica de Serrinha, Raquel Queiroz.
 
O próximo encontro será nesta quarta-feira (22) nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Eunápolis.
 
Sobre a Formação Continuada
A Formação Continuada é realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, com foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio reunindo mais de 9 mil educadores e técnicos de 414 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Notícias Relacionadas