Secretaria da Educação promove formação para educadores recém nomeados

Educadores de Salvador (NTE 26) e Feira de Santana (NTE 19) recém nomeados para os cargos de professor e coordenador pedagógico iniciaram, nesta terça-feira (23), no Instituto Anísio Teixeira, a ‘Formação para educadores ingressantes na rede estadual’.

Na ocasião, os novos servidores da rede foram acolhidos pela equipe da Secretaria da Educação, conheceram um pouco do trabalho realizado pelo IAT e, em seguida, participaram de oficinas de Aprendizagem Ativa e Novas Tecnologias, Educação Especial e Inclusiva e Indicadores e Avaliação Educacional.

O acolhimento do grupo foi feito pela diretora de Formação e Experimentações Educacionais do IAT, Helaine Pereira, que falou um pouco da sua trajetória profissional na rede estadual de ensino, sobre desafios e as possibilidades no exercício da profissão e apresentou um pouco do trabalho desenvolvido pelo Instituto Anísio Teixeira.

“Muito do que sou hoje é por conta das oportunidades que esta rede me deu e tenho certeza que, enquanto professora, eu não vivi ainda tudo que posso viver. A rede estadual de educação tem muito mais a me oferecer, muitas potencialidades. O que eu sei hoje sobre educação é resultado do que eu vivi aqui. Essa rede é muito cara para mim e espero que ela seja também muito frutífera para vocês. Aproveitem cada oportunidade. Espero que vocês se encantem pela gestão escolar e descubram que as relações se fazem mesmo é no cotidiano, entre professor e estudante. Que enfrentem as dificuldades e encontrem soluções criativas para elas”, afirmou a gestora.

“Quem é da educação não para de aprender nunca. Nosso saber nunca estará completo. O nosso grande desafio é se reinventar a cada dia. Eu aprendo a cada fôlego de vida. A cada amanhecer. Estamos vivendo um momento de construção coletiva, então venham com força, com garra, pois tenho certeza que vamos poder contar com vocês neste caminhar”, afirmou a diretora NTE 26, Maria Celeste Gomes.

Ainda durante a formação os recém chegados conhecerão a estrutura da gestão pública e assistirão a um painel sobre Progressão e Carreira no Magistério Público que será ministrado pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Educação (SUDEPE).