Secretaria da Educação lança Residências Online de Aprendizagem Criativa para educadores

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lança na próxima terça-feira (21) as Residências Online de Aprendizagem Criativa. A ação tem como objetivo oportunizar que educadores possam desenvolver e implementar atividades de aprendizagem criativa. O lançamento será feito a partir das 9h, no canal do IAT no Youtube (youtube.com/institutoanisioteixeiraiat).
 
Para participar das Residências, os educadores deverão formar uma equipe de duas a quatro pessoas, acessar o endereço http://educadores.educacao.ba.gov.br/aprendizagemcriativa , preencher o formulário com os dados e responder à pergunta: O que motiva a equipe a querer participar do programa Residências Online de Aprendizagem Criativa? Serão selecionadas 15 equipes com base no critério de inovação e de identidade com a aprendizagem criativa.
 
Cada uma das equipes selecionadas terá oito sessões, de até 1h, com especialistas em aprendizagem criativa de todo o Brasil. Elas deverão criar e aprimorar atividades pedagógicas que posteriormente serão aplicadas nas escolas dos integrantes da equipe. A expectativa é que as atividades formuladas durante as residências alcancem entre 2400 e 4800 estudantes.
 
“A ideia é que esses grupos desenvolvam uma atividade criativa, se qualifiquem e tenham o apoio desses especialistas para desenvolver essas propostas, para que a gente tenha uma rede de pessoas fazendo atividades de aprendizagem criativa na Bahia” explicou o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim.
 
Ainda de acordo com o diretor, para a montagem das equipes é preciso que um dos integrantes seja educador da rede pública estadual de ensino. "Os outros participantes podem ser da mesma escola, da universidade ou até mesmo da rede privada. O ideal é que a gente consiga ter o grupo da forma que eles mais se identifiquem", explicou.
 
As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.

Notícias Relacionadas