Secretaria da Educação abre 600 vagas para formações em educação digital

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, abre, nesta segunda-feira (30), 600 vagas para três novas formações em educação digital. As atividades serão realizadas a distância, via plataforma Escolas Conectadas. Os cursos oferecidos são ‘Introdução ao Pensamento Computacional’, ‘Metodologias Ativas: aprendizes protagonistas’ e ‘Programação Criativa: produzindo jogos e animações’. Cada curso terá 200 vagas disponíveis. As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de outubro através do link abaixo.
 
 
 
Destinados a professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede pública estadual de ensino, os cursos possuem carga horária de 10h, 20h e 30h respectivamente, são totalmente gratuitos e certificados por instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
 
No ato da inscrição, o participante já terá acesso liberado para o curso, podendo inicia-lo de imediato. O prazo para conclusão da formação é 11 de novembro.
 
A parceria tem como objetivo apoiar educadores da rede estadual de educação no desenvolvimento de novas competências para suas carreiras e a levarem inovação para a aprendizagem em sala de aula.
 
De acordo com a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão, o conjunto de formações que está sendo ofertado promove o entendimento e a ampliação de repertório dos educadores em aprendizado ativo.
 
“Teremos uma discussão mais inicial do conceito de metodologias ativas, voltado a quem quer iniciar os estudos nesse campo. Discutiremos também maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, as competências digitais e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Trabalharemos ainda, durante as formações, estratégias pedagógicas para apoiarmos os estudantes no desenvolvimento do pensamento lógico e computacional, um trabalho que pode ser iniciado com atividades desplugadas, que dispensam equipamentos e conexão à internet, e enriquecido com tecnologias digitais, principalmente ao darmos vida a produtos autorais como jogos e animações por meio da programação”, detalhou Carla Aragão.
 
Os cursos
 
Introdução ao Pensamento Computacional
 
Nesta formação, são abordados os pilares do pensamento computacional de forma descomplicada. O participante vai entender como aplicá-lo em situações do dia a dia. A formação é prática, traz planos de aula e sugestões de atividades para uso pedagógico.
 
Metodologias Ativas: aprendizes protagonistas
 
Este curso apresenta estratégias para aulas criativas que incentivam a autonomia e o protagonismo dos estudantes. O educador vai conhecer as melhores estratégias para ensinar a turma a trabalhar com tecnologias digitais de forma ética, crítica e responsável.
 
Programação Criativa: produzindo jogos e animações
 
De forma simples e contextualizada, o curso indica caminhos para fazer o uso do Scratch, uma das linguagens de programação por blocos mais populares do mundo, especialmente projetada para a educação. Essa ferramenta pode transformar o aprendizado de programação em uma experiência envolvente e acessível.

Notícias Relacionadas