SEC promove reunião com as Instituições de Ensino Superior para tratar de programas de formação de professores

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta sexta-feira (20), uma reunião virtual com Pró-Reitores de Graduação e Coordenadores de 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da Bahia para tratar sobre os avanços nos processos de oferta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Residência Pedagógica (RP). A proposta foi alinhar procedimentos e discutir como está sendo feita a preparação dos bolsistas para atuarem com projetos nas escolas da rede estadual de ensino, tendo como principal desafio, o atual contexto de distanciamento e isolamento social.

O Superintendente da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, afirmou que o encontro foi um momento de pensar possibilidades para a realização das ações do PIBID e do RP. "Estamos aprofundando o trabalho para garantir que os programas sejam realizados da melhor maneira na rede estadual. Queremos que as universidades tenham a autonomia de promover os projetos, mas que a SEC possa disponibilizar seu apoio através de um diálogo constante, pensando estratégias e identificando caminhos, seja por meio da Jornada Pedagógica e no contato direto das IES com os Núcleos Territoriais de Educação (NTE), por exemplo".

Para Jaqueline Pereira Grilo, coordenadora institucional do PIBID da Universidade Estadual de Feira de Santana, uma proposta seria a utilização de ferramentas on-line que fossem atrativas, mas que consumissem poucos dados da internet. "Sabemos a realidade da nossa rede estadual, por isso temos que pensar em projetos que cheguem com qualidade e de fácil acesso. Já estamos desenvolvendo os projetos também ponderando a forma remota", disse.

Segundo Adelson Oliveira, coordenador institucional do PIBID da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), é importante estruturar os projetos dentro de um diálogo com a SEC. "Já promovemos esse processo de formação e organização e queremos estar próximos para estruturarmos as ações também junto ao planejamento da Secretaria".