Saiba como utilizar atividades criativas no ensino da matemática

A matemática é considerada a grande vilã para alguns estudantes, mas aprender a disciplina pode ser muito divertido e prazeroso. Para mostrar essas possiblidades, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com Instituto Anísio Teixeira (IAT), trará a professora Adriana Sousa do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista para a live que acontecerá terça-feira (30), às 9h, no canal do IAT no Youtube.

A matemática possui quatro pilares: leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico e pode ser ensinada com uso de jogos, origami, tangram, cubo mágico e educação financeira. “A proposta é tentar desfazer o estigma que a matemática é o bicho papão da escola e mostrar que ela está no dia a dia de todo mundo, tudo é matemática.  É possível fazer atividades no nosso cotidiano com matemática, como cozinhar, fotografar, ir ao mercado, fazer roupa, entre outras. Além disso, dá pra ensinar e aprender de forma prática e divertida”, explicou Adriana.

Adriana Sousa é Mestre em Educação em Ciências e Matemática e desenvolve trabalhos para tornar o ensino da matemática mais descontraído. Professora do CJCC de Vitória da Conquista, ela desenvolve em suas aulas atividades que vão desde a confecção de roupas, preparação de comidas, peças teatrais até festas típicas, todas como métodos criativos para ensinar matemática.

E por falar nas possibilidades de ensino, aconteceu nesta quinta-feira (25), a live sobre literatura e inclusão nas escolas que apresentou as formas de usar a literatura com temas de inclusão na formação, com a escritora de literatura infantil com temas de inclusão, Celina Bezerra. Durante a transmissão foram apresentados depoimentos, tecnologias que ajudam o acesso dos deficientes aos estudos, indicação de atividades como leituras, oficinas teatrais, debates entre outras ações que podem ser trabalhadas a literatura como inclusão. Foi discutido também os benefícios do contato com a literatura para a infância e o seu papel na construção do sujeito e a importância da escuta de histórias infantis com personagens com deficiência. “Através da ludicidade que a criança se desenvolve, e acessar esse mundo lúdico infantil é muito desafiador, principalmente quando se trata de crianças com deficiências, ou crianças que não possuem deficiências, mas possuem colegas com deficiência. A literatura infantil faz uma ponte entre imaginação e o mundo das palavras e através disso ela vai formando suas opiniões, personalidade e memória afetiva”, ponderou Celina.

As transmissões fazem parte de uma série desenvolvida pela SEC e o IAT, que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Diversos temas já estiveram em pauta nas lives, como aplicativos e programas – novas tecnologias na educação, fotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagem, Ciência de Dados na Educação Pública, Linguagem Radiofônica, Aprendizagem Criativa, Sonho e Descobertas Científicas, Cultura Maker, Robótica Sustentável, Educação para Surdos na pandemia, entre outros. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.