Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Resultados do Sistema de Avaliação são apresentados
Técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Bahia estão reunidos até sexta-feira (6/07), em Salvador, para conhecer e discutir os resultados do Sistema de Avaliação Baiano (Sabe), uma ferramenta de monitoramento da qualidade da educação nas escolas da rede estadual.
A perspectiva da Secretaria da Educação é que os 130 profissionais participantes do encontro funcionem como multiplicadores das informações nas unidades escolares e comunidades.A programação inclui oficinas de divulgação e apropriação de resultados da edição 2011 do Avalie Ensino Médio e Avalie Alfa, projetos que constituem o Sabe, e que avaliam, respectivamente, o rendimento dos estudantes das escolas de ensino médio e os níveis de alfabetização das crianças.
As atividades são oferecidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cujo trabalho com as avaliações externas em larga escala é referência nacional.
O técnico da Coordenação de Avaliação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Rogério Fonseca, ressalta que esta estratégia de divulgação dos resultados do Avalie Ensino Médio e Avalie Alfa “conscientiza e direciona para uma utilização mais apropriada da avaliação e permite tomar decisões mais assertivas. O objetivo é oferecer uma formação continuada sobre a interpretação, a compreensão e o uso dos resultados”.
Rogério Fonseca explica, ainda, que toda avaliação tem uma matriz de referência, composta por descritores de habilidades e competências que trazem um padrão mínimo de aprendizagem. “Se as pessoas aprenderem a ler esses resultados, vão saber quais habilidades foram construídas pelos estudantes de determinada escola e quais ainda precisam ser construídas”, completa.
Intervenções a partir dos resultados - Resultados das quatro áreas do conhecimento estão sendo trabalhados no encontro. As áreas são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Estes resultados são utilizados no Projeto de Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que abrange 100% das unidades escolares e envolve diretamente toda a estrutura da Secretaria da Educação.
A coordenadora de Educação Básica da Diretoria Regional da Educação de Vitória da Conquista (Direc 20), Shirley Nogueira, afirma que o monitoramento e o acompanhamento da aprendizagem só são possíveis a partir dos resultados das avaliações internas das escolas e das avaliações externas. “São eles que estão nos dando subsídios para construir uma proposta pedagógica e intervir de forma que venha a atender necessidades e superar dificuldades de aprendizagem dos educandos. As perspectivas com o Paip e a utilização consciente dos resultados são as melhores”.
Em 2011, 1090 unidades escolares participaram do Avalie Ensino Médio. A avaliação envolveu, ao todo, 93.081 estudantes da 1ª série do ensino médio e da 2ª série da educação profissional integrada ao ensino médio. Como o estudo é longitudinal e acompanha progresso dos estudantes, estes mesmos alunos serão avaliados em 2012.
Já o Avalie Alfa 2011 envolveu cerca de 300 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e das escolas municipais de 217 municípios que aderiram ao Pacto com Municípios.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino