Rede Anísio Teixeira celebra 12 anos com mais de cinco milhões de visualizações em seus conteúdos digitais

Palavras-chave:
Com o foco na produção de conteúdo educacionais e formação para estudantes e educadores, o Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia - Rede Anísio Teixeira, completa nesta sexta-feira (7), 12 anos de história fortalecendo a escola pública como um espaço de apropriações tecnológicas e práticas de ensino e aprendizagem inovadoras.
 
Desde sua  criação, o programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia,  já formou 4.553  educadores e estudantes em diversos segmentos. Produziu 2.755 conteúdos, disponibilizou 9.845 mídias e tecnologias educacionais livres em diversos formatos e já conta com quase seis milhões de visualizações aos conteúdos digitais educacionais disponibilizados na Plataforma Anísio Teixeira (pat.educacao.ba.gov.br). "É um programa diferenciado, que trabalha a tecnologia na educação de forma muito humana", afirmou a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira.
 
Para o professor o Geraldo Seara, que faz parte do quadro de educadores da Rede desde a sua origem, em 2008, a base das ações é garantir o caráter estético-pedagógico nas produções realizadas, sempre voltadas para a educação básica, adaptando as produções de qualquer natureza para a sala de aula. “Passei por muitas experiências enriquecedoras nesses 12 anos, tais como as de escrever roteiros, coordenar séries de TV, atuar como apresentador, mas a que me dá mais prazer é a de realizar as formações para os nossos pares, principalmente em cidades do interior do estado”, contou Geraldo.
 
O programa busca estimular a participação e a construção de vínculos entre professores e estudantes, por meio de processos educacionais lúdicos, autorais e cooperativos, utilizando como base técnica o uso de softwares e de licenças livres.  O diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim lembra que em julho, o Instituto lançou a nova versão da Plataforma Anísio Teixeira e que a ideia é ampliar a oferta de conteúdos educacionais. "A Rede Anísio Teixeira completa 12 anos de um período super intenso de criação, produção e inovação. Todo aniversário é uma renovação de ciclos e em 2020 já lançamos uma nova Plataforma Anísio Teixeira, mais leve, dinâmica e intuitiva, mas queremos mais.  Mais inovação, criatividade e materiais pedagógicos", comemorou.

Notícias Relacionadas