Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Projeto reduz reprovação de estudantes de português em Feira de Santana
O aluno deve tornar-se um agente formador de cidadania e de respeito à demanda local através de seus textos
Desde 2009 que a professora de português da rede pública de ensino, Úrsula Cunha, desenvolve um projeto literário com seus alunos. O tema central é “o mundo que temos, o mundo que queremos” e a ideia é levar o aluno a refletir, de maneira crítica, sobre as demandas sociais de sua comunidade. O projeto é anual e acontece nas 4ª, 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. São, em média, 75 alunos beneficiados por ano e, como resultado, no final do ano é publicado um livro com textos escritos por esses estudantes.
Para que o projeto dê certo, durante o ano, os professores de português da escola estadual Régis Bittencourt, em Feira de Santana, devem enfocar, em sala de aula, aspectos da região onde moram os alunos e estimulá-los a pesquisar e escrever sobre isso. A grande maioria deles vive no bairro Três Riachos, região conhecida pelo abandono e pela violência.
Ao trabalhar sobre a localidade, os alunos, a partir de um gênero textual proposto pelo professor, passam a refletir sobre o ambiente em que vivem e desenvolvem o interesse pela disciplina. “Em 2011, utilizamos a literatura de cordel para essa escrita biográfica e de denúncia social. Em 2012, os estudantes estão trabalhando com memórias literárias com o intuito de fazer um mapeamento sobre a região e identificar quais as mudanças que aconteceram, em relação aos dias de hoje, e como o meio ambiente reflete essas diferentes épocas”, observa Úrsula, que também é vice-diretora da Régis Bittencourt.
Autoestima - Além do livro “Abraçando o rio Jacuípe”, resultado das pesquisas do ano passado e que já está em sua 3ª edição, faz parte do projeto promover um encontro com os moradores locais para que eles também reflitam sobre o meio ambiente através da prática de letramento. “Alguns desses textos estão nas provas escolares e, além de percebermos uma maior fluência na escrita a partir do projeto, percebemos, também, sobretudo nos alunos que moram em Três Riachos, mais autoestima, o que gera um maior estímulo à aprendizagem e orgulho da cultura local”, enfatiza Úrsula.
Como consequência, os alunos da 5ª série, que participaram do projeto no ano passado, tiveram uma melhora significativa nas notas de português. Houve uma redução de 64% da reprovação nessa disciplina. “O objetivo é, também, transformar o aluno em um agente formador de cidadania e de respeito à demanda local. Notamos que muitos estão com maior consciência ambiental e conseguimos aproximar a comunidade no entorno da escola, que agora frequenta a unidade, não apenas em reunião de pais e mestres”, finaliza Úrsula.
Notícias Relacionadas
-
Escolas-fábricas da rede estadual expõem chocolates e sabonetes durante a 33ª Fenagro
-
Uneb cria curso tecnológico em gestão comercial com ênfase em afroempreendedorismo
-
Servidora da SEC é premiada durante o V Fórum de Bibliotecas, em Recife
-
Estudantes da rede estadual baiana participam da quarta edição da Campus Party Goiás
-
Aplicação da avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (Sabe) é prorrogada até 13 de dezembro
-
SEC promove campanha de doação de sangue até sexta-feira (29)
-
SEC divulga lista final do Edital Gestão da Aprendizagem