Projeto integra comunidade escolar através da sustentabilidade

 

 

 

 

                                    

 

Nossas ações buscam incentivar, estimular e motivar o protagonismo juvenil

Plantando a Paz. Esse é o projeto desenvolvido por Wellington Pires, professor de matemática e diretor do Colégio Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza, localizado no bairro de Plataforma, em Salvador. O objetivo é valorizar a cultura da paz através da criação de uma horta comunitária, nas dependências da unidade escolar, utilizada como recurso didático em sala de aula. A proposta do projeto é, também, por meio de uma educação com maior consciência ecológica e sustentabilidade, reverter os índices de violência na região.

A ideia nasceu em março de 2007 quando quatro professores, que participaram do programa Gestão de Aprendizagem Escolar – GESTAR, sentiram necessidade de sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para tentar transformar o quadro caótico em que se encontrava o colégio. Com a implantação do projeto, na hora do intervalo, os estudantes trocam livros e computadores pelo plantio de hortaliças e verduras.

“A gênese do projeto vem da percepção de que estaria havendo um recrudescimento nos índices de violência tanto dentro quanto fora da escola. As ações interferiam diretamente no desempenho acadêmico, na frequência, no abandono e na desistência dos alunos. A partir daí vimos a necessidade de criar uma cadeia de proteção contra a violência. O projeto surge como um auxiliar no alicerce para a paz”, esclarece Wellington.

Renovação - E como símbolo dessa sensibilização pela paz, foram distribuídas, entre os alunos, diversas sementes de girassol. “Com a horta e o cultivo do girassol estamos inovando e planejando estratégias de ensino diferentes das aulas tradicionais. Queremos resgatar a cidadania, a socialização e o companheirismo na comunidade”, enfatiza Pires.

Hoje, mais de 800 alunos já foram beneficiados pelo projeto, mas não para por aí. A partir da mobilização dos estudantes, Wellington conseguiu, juntamente com a comunidade escolar, produzir um DVD, implantar uma rádio e um jornal com programas e pautas construídas pelos alunos, supervisionados por profissionais da área, e amparados pelo Programa Mais Educação do Governo Federal. “Nossas ações buscam incentivar, estimular e motivar o protagonismo juvenil”, conclui.

O projeto já está no quarto ano de atividade e quem quiser saber mais pode entrar em contato com o professor Wellington através do e-mail wellingtonfpires2009@hotmail.com.

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