Projeto estimula o interesse pela iniciação científica

É emocionante ver os alunos motivados e ter oportunidade de serem cientistas no futuro

No mês em que a II Feira de Ciências da Bahia acontece em Salvador, o Boletim dos Educadores conta a experiência da professora de geografia Cláudia de Sousa Santos Santana, desenvolvido juntamente com seu aluno Lucas Borges de Santana, no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Fátima/Bahia. O projeto denominado “Sistema de segurança para fogões contra acidentes domésticos” foi criado com o objetivo de reduzir os índices de acidentes no manuseio de panelas na cozinha, através de um sistema de travas que possibilite um grau de segurança maior para os usuários.

Segurança - A ideia do sistema de segurança é travar a panela na grade do fogão possibilitando que nada caia, sobre pressão ou choque, e evitar, assim, o derramamento de líquidos quentes sobre crianças, adultos ou idosos.

“Quando comecei a divulgar a 1ª Feira de Ciências da Bahia na escola, o aluno Lucas trouxe a ideia do projeto. A partir daí começamos a trabalhar nele. Utilizei o horário de aula, fui a fundo para a construção de toda a sistemática e apresentamos o protótipo na I Feira de Ciências da Bahia em 2011”, explica a professora. O projeto alcançou destaque e foi premiado no evento, ficando entre os quatro melhores. Isto rendeu aos criadores a oportunidade de participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace - este ano, onde foram premiados pela Fundação Estudar, com bolsa de estudo e notebook.

Para Lucas, esse projeto representa um marco em sua vida. “Ele me proporcionou novas experiências, sem falar na oportunidade de melhorar, de alguma forma, o ambiente em que vivemos, diminuindo o alto índice de mortalidade que envolve acidentes no ambiente da cozinha”, afirma.

Ainda segundo o aluno, que atualmente desenvolve palestras em escolas e eventos, tudo isso foi resultado da Feira de Ciências da Bahia. “Sou grato a Deus, e também à minha orientadora, por ter me deixado livre para decidir sobre o projeto”, conta Lucas.

O trabalho continua e este ano a professora Cláudia já tem quatro projetos homologados para participar da II Feira de Ciências da Bahia, que acontece nos dias 26 e 27 de novembro no Passeio Público – Campo Grande, em Salvador. “O trabalho é árduo, mas a satisfação dos alunos na culminância da feira é inexplicável. É desafiador e, ao mesmo tempo, emocionante ver nossos alunos sentirem-se motivados pela iniciação científica e, com isso, ter oportunidade de serem cientistas no futuro. O meu maior sonho é vê-los participando de eventos científicos internacionais, como a Feira Internacional, a INTEL-ISEF, nos Estados Unidos”, conclui a professora.