Projeto de formação A Cor da Cultura encerra hoje

Termina hoje, quinta-feira (6/10), o curso de Formação Continuada que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está promovendo, junto ao Canal Futura e Rede Globo, dentro do projeto A Cor da Cultura, do Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um programa social de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e de reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira. Participam das oficinas 30 educadores da rede estadual de ensino, cinco técnicos da Secretaria e 15 integrantes de movimentos sociais, que serão multiplicadores do projeto.

A Cor da Cultura, que estima impactar diretamente educadores e estudantes da rede, busca a disseminação de conteúdos práticos e teóricos, o desenvolvimento de ações educativas, a distribuição de kits pedagógicos e a capacitação de agentes multiplicadores e exibição de programas televisivos para todo o país, conforme Roseane Fraga, técnica da Coordenação de Educação para as Relações Étnica-Raciais e Diversidades da Secretaria da Educação.

O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, vem realizando produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam a práticas positivas, valorizando a história deste segmento, sob um ponto de vista afirmativo. O projeto é resultado de uma parceria entre o Canal Futura, Petrobras, Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), TV Globo e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
 

Notícias Relacionadas