Projeto Conexões aborda a temática do entusiasmo e da motivação na construção do projeto de vida

Educadores e estudantes dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), participaram, neste sábado (11), de mais uma edição do projeto Conexões - Estação do Saber. Com o tema “Entusiasmo e motivação na construção do seu projeto de vida”, a atividade contou com a participação do professor mestre em História, Cláudio Zumaeta. A atividade pode ser conferida no YouTube, através do endereço https://bit.ly/3C58BrN.

Cláudio Zumaeta falou sobre a importância de abordar o tema com os estudantes. “Li, recentemente, uma reportagem que informava que a pandemia havia trazido mais uma ausência para a juventude: falta de perspectivas. Ela só reafirmava algo que há algum tempo venho percebendo no dia a dia com meus alunos, em diversas faixas etárias: a falta de entusiasmo e de uma motivação para a ação. Eu me preocupo para que eles saibam que nem tudo é brincadeira e que a vida não se resume a estar atrás da tela. Afinal, todos nós precisamos uns dos outros. Por isso, é bom que cuidemos uns dos outros, olhando nos olhos, sentido a entonação das palavras e a pulsação dos desejos. Para tanto, procuro modesta e minimamente encorajá-los falando sobre entusiasmo e motivação”.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, também fez uma reflexão sobre o tema abordado. “Falar em motivação, de projetos de vida e de mecanismos de apoio ao aluno é fundamental neste momento difícil de pandemia, pois os nossos estudantes e professores precisam colocar em pauta nas suas práticas de ensino e de aprendizagem”, destacou.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

O programa também contou com as partipações da diretora do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Litoral Sul II, localizado em Itabuna, Denise Almeida; da vice-diretora do CIE de Itabuna, Tereza cristina Fidelis.; e do educador popular de São Paulo, Fernando Franzoi.