Professores participam de oficina de leitura compartilhada

Palavras-chave:
Fotos: Josenildo Almeida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para tornar a leitura ainda mais prazerosa em sala de aula, professores da rede estadual de ensino estão participando de uma Oficina Performance de Leitura Compartilhada e Escrita Sensível, que tem como tema 'Dom Quixote Entre Cartas'. A atividade Litero-musical, que começou ontem (12) e prossegue nesta quarta-feira (13), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, é promovida pela Élida Marques Produções Artísticas em parceria com o Instituto CCR e Ministério da Cultura.

De acordo com coordenadora do projeto, Élida Marques, a iniciativa faz parte do programa de incentivo à leitura “Ler é uma viagem”, que desenvolve diversas estratégias de mediação de leitura. “Esta é uma oficina voltada para educadores, para que eles conheçam um clássico da Literatura, que é Dom Quixote, e pratiquem novas formas de incentivar a leitura”, explica.

A professora de Sociologia do Colégio Estadual Bolivar Santana, Auxiliadora Pontes, conta que já vai aplicar em sala de aula uma das metodologias abordadas na oficina. “Achei muito interessante o método de sequência de leitura no qual cada um pode ler um trecho e isso torna a leitura mais dinâmica. Pretendo adotar essa metodologia nas minhas aulas, porque isto estimula os estudantes”, afirma a educadora.

Quem também gostou muito da atividade foi a professora Graça Moura, que leciona História no Bolivar Santana. “Achei a oficina muito enriquecedora devido a forma como eles descreveram a história de Dom Quixote através de leituras, música e dramatização. Para nós que somos professores de História, podemos aplicar isto em sala de aula para levar o aluno a sonhar e navegar pelo passado”, acredita.

Notícias Relacionadas