Professores da rede municipal de Lauro de Freitas participam de imersão no Maria Felipa Lab

Palavras-chave:

Cerca de 40 educadores da rede municipal de educação de Lauro de Freitas estiveram, na manhã desta quinta-feira (03), no Instituto Anísio Teixeira, para participar de uma imersão no Maria Felipa Lab.

Ao longo da manhã, o grupo, composto por professores de matemática e ciências, conheceu os 03 três ambientes do laboratório do IAT e desenvolveu atividades mão na massa orientados pela equipe da Coordenação de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do Instituto.

“Estivemos no IAT participando desta experiência maravilhosa, trazendo os nossos docentes para viver esta imersão no Maria Felipa Lab. Foi muito descontraído. Uma coisa muito bacana, porque conseguimos solidificar muitos dos conceitos que a gente estuda e desenvolve com os nossos alunos em sala de aula. Trouxe muita interatividade. Foi muito gratificante estar com os nossos professores aqui, discutindo, fazendo esta construção coletiva, debatendo e associando todos este aprendizado ao que a gente desenvolve em sala de aula para melhorar ainda mais a nossa prática pedagógica”, destacou a professora da rede municipal de Lauro de Freitas, Taiane Tavares.

“Para a gente foi um prazer estar aqui no IAT vivenciando a cultura maker, as atividades mão na massa, fazendo com que os nossos professores de exatas possam perceber a importância de sair do tradicional, sair desta condição do trabalho somente impositivo e garantir novas possibilidades de aprendizado para os nossos estudantes. Este processo formativo vai proporcionar outras possibilidades metodológicas em sala de aula. Agradeço este momento, ao IAT, por ter nos recebido para esta imersão onde estamos buscando novas formas de fazer com que o conhecimento epistemológico vá além das teorias e que possamos colocá-lo em prática”, afirmou a coordenadora pedagógica dos anos finais do município de Lauro de Freitas, Maria das Graças Chaves.

O Maria Felipa LAB é um laboratório de fabricação digital que oferece um ambiente completo de fabricação de soluções de baixa e alta tecnologia. Seu principal espaço é o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica - LabCrie, dedicado à formação de professores em aprendizagem ativa e cultura maker. Além disso, o laboratório conta com uma sala de eletrônica/IoT (internet das coisas) e outra dedicada à fabricação manual, que inclui elementos de marcenaria e carpintaria.

O laboratório, que homenageia uma das heroínas da Independência da Bahia, tem como objetivo a formação de profissionais da educação e estudantes em ciências, prototipação e cultura maker, além da produção contínua de recursos educacionais analógicos e digitais.

 

 

Notícias Relacionadas