Professores da rede estadual planejam Ano Letivo 2015 com foco na qualidade da educação

Com foco na melhoria da qualidade da educação, conforme prevê o Pacto pela Educação na Bahia, programa proposto pelo Governo do Estado, os professores e gestores da rede estadual de ensino planejam o Ano Letivo 2015, durante a Jornada Pedagógica que teve início nesta quarta-feira (4/03) e prossegue até a próxima sexta (6/03) na capital e interior. A jornada apresenta como tema ‘Escola que Ensina, Escola que Aprende: articulando avaliação e aprendizagem no currículo’. O Ano Letivo começa na próxima segunda-feira (9/03)

No encontro, os educadores estabelecem ações e metas para a melhoria do processo de ensino e das aprendizagens. No Colégio Estadual Alípio Franca, no bairro do Bonfim, o professor aposentado Antônio Arivalter Santana voltou às salas de aula para falar com seus colegas. Ele fez uma reflexão sobre desempenho e a importância da ação promovida pela Secretaria da Educação do Estado para a melhoria da escola.

“É nesse momento de reflexão e de fazer proposições que garantimos um ano letivo mediado por uma unidade de trabalho, dentro de uma diretriz maior que vem da Secretaria da Educação do Estado. Assim, podemos atender às demandas de desempenhos da educação, a exemplo das competências e habilidades exigidas aos alunos para as avaliações,  produzindo a essência da missão da educação, que é uma escola de qualidade”, afirmou o professor Antônio Arivalter Santana.

No Complexo  Educacional Oscar Cordeiro, na Calçada, a jornada acontece de forma integrada entre educadores dos colégios estaduais Landulfo Alves e Hamilton de Jesus Lopes, do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Ceep) e dos Centros Interdisciplinares (Cenint).  O professor Edvaldo Fonseca, do Colégio Estadual Landulfo Alves, diz que o foco do trabalho é o estudante. “Temos que valorizar esse momento de discussão, avaliação e reelaboração a partir do planejamento de ações integradas, visando uma educação emancipada, com metas e pensando no aluno como protagonista”, enfatizou.

No Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, a jornada contou com a participação de 350 professores das Escolas Classe e do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. O secretário destacou a importância do professor na melhoria da qualidade da educação pública e a necessidade da construção coletiva dos projetos pedagógicos que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo.

“O professor cumpre um papel muito importante nesta mobilização que o Governo do Estado está fazendo, por meio do Pacto pela Educação, com o envolvimento de diversos atores, incluindo toda a comunidade estudantil. O fato de estarem reunidos, planejando o ano letivo, reflete o papel dos educadores nesta grande ação pela melhoria da qualidade da educação da Bahia”, comentou Osvaldo Barreto.