Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professora usa poesia autoral de estudantes para fortalecer o ensino da literatura
Fortalecer o ensino e a aprendizagem por meio do da produção textual e da dramatização de poesias autorais: foi com este objetivo que a professora Janaina Brito Nogueira, do Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana, criou o projeto “Poesia em Trânsito”, que envolveu estudantes do 2º ano do ensino médio.
“Queríamos fazer a poesia transitar e que abrangesse toda a comunidade escolar”, contou a professora. Ela explicou que no primeiro momento era importante aproximar os estudantes do tema, por isso, levou jovens autores para bate-papo e recital de poesias em sala de aula “Para ensinar, precisávamos tornar o estudante protagonista do processo”, completou. Depois desta etapa, teve início a produção autoral dos próprios estudantes, direcionada conforme o conteúdo a ser estudado. “Quando falamos do Romantismo na literatura, é mais fácil o estudante aprender com seu próprio texto do que com uma poesia de meados do século XVIII”, destacou.
E o resultado de toda a ação, segundo a professora, foi o despertar dos estudantes para produção textual, o interesse pela literatura e a melhor absorção do conteúdo da disciplina. “Tivemos estudantes que já produziam poesia, mas nunca tinham apresentado. A partir do projeto, sentiram-se valorizados”, contou.
“Quando a professora Janaina iniciou as atividades do projeto e nos motivou a participar efetivamente, eu estava passando por um bloqueio criativo e estava desanimada. O projeto para mim foi um incentivo para que eu voltasse a escrever”, afirmou a estudante Rebeca Almeida, que cursa o 2º ano.
A estudante do 3º ano, Sara de Jesus, contou que ficou animada ao assistir os colegas do 2º ano recitando. “Foi durante a aula de Educação Física que ela conduziu seus para nos apresentar as obras autorais, e devo dizer, emocionantes. Foram recebidos com entusiasmo tanto por mim quanto por minha turma. Como aluna me senti motivada a continuar com minhas produções”, ressaltou.
A iniciativa teve aprovação da comunidade escolar, que reconheceu a melhoria no processo de aprendizagem e também a importância de tornar públicas as produções estudantis antes desconhecidas. Para a professora do Instituto Gastão, Adriana Matos de Almeida, dias comuns de aula tornaram-se mais interessantes. “Receber a visita de estudantes recitando produções próprias ou de colegas, além de emocionar, fez com que aqueles que escutavam percebessem que produzir não é algo que precisa estar distante do saber pedagógico do aluno, que não é algo exclusivo dos autores estudados em livros”, pontuou. Ela ressalta, também, que o ensino pode ser feito de forma prazerosa e alegre. “Janaína tem transformado o trabalho com literatura em aulas dignas de nossa admiração e, claro, servem de modelos para nós professores da área”, finalizou.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam de Feira Literária em Itabuna
-
Trabalho de escola em Jequié é finalista do Prêmio Nacional Liga STEAM
-
Salvador recebe último Encontro Formativo Assédio Zero de 2024
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025