Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professora promove visita a museus para estimular aprendizado da Língua Portuguesa
Professora promove visita a museus para estimular aprendizado da Língua Portuguesa
Publicado em ter, 06/03/2018 - 17:25 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Estudantes da Escola Estadual Severino Vieira, de Educação Integral, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador, estão tendo a oportunidade de aprimorar os estudos da Língua Portuguesa a partir da arte e da história encontradas nos museus da cidade. A proposta é trabalhada por meio do projeto ‘Museu criativo como recurso pedagógico na escola’, que foi criado pela professora de Língua Portuguesa, Maria Eleonor Correia, e tem tornado o processo de ensino e aprendizagem da disciplina lúdico e dinâmico ao mesmo tempo.
Embora tenha foco em Língua Portuguesa, o projeto acaba tenho um caráter interdisciplinar por proporcionar conhecimentos que também contribuem para a formação dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento. “É um contato bacana dos estudantes com os museus, porque tem a amplidão de conhecimentos. Percebi que as visitas vêm fazendo a diferença na vida escolar dos jovens no processo de ensino e aprendizagem e na produção textual, porque a partir das visitas, eles elaboram um relatório com o que vimos e aprendemos em sala e no museu”, relata a professora.
A estudante Mariana Barros, 13, do 8º ano, participou de algumas visitas aos museus e é entusiasta do projeto. “A visita que mais me chamou a atenção foi ao Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Gostei de conhecer mais sobre a cultura indígena, de ver os instrumentos que utilizavam, vestuário e outras coisas que compõem essa cultura tão importante para o nosso país. Quando vamos ao museu conhecer a história e os elementos que construíram esta história é mais prazeroso e os assuntos ficam mais fáceis”, declarou a jovem.
Sua colega, Flora Ravena Sampaio, 13, também do 8º ano, diz que a prática das visitas está contribuindo para fixar os assuntos abordados na sala de aula e despertar nos estudantes o interesse pelos museus. “Passei a visitar mais museus e a me interessar por história. Primeiro os professores conversam sobre o tema e explicam tudo direitinho, mas quando vamos ao museu e os tutores explicam sobre o que tem ali é que o assunto fixa de verdade na mente”, afirmou.
Visitas – Por causa do projeto, os estudantes já visitaram o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, a Galeria Solar Ferrão, o Museu Antropológico, o Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arqueologia e Etnografia da UFBA e o Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura (LabDimus). Além das visitas, os estudantes também já participaram de palestras e debates na escola com museólogos, historiadores e antropólogos. Para este ano, está sendo programada visita ao Museu Eugênio Teixeira Leal - Memorial do Banco Econômico.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino