Professora Patrícia Barbosa monta grupos de estudos para ensino da matemática em Caetité

Foto: arquivo pessoal



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apaixonada pela matemática desde a infância, a professora Patrícia Barbosa Lemos, do Colégio Estadual Tereza Borges Cerqueira, no município de Caetité, vem transmitindo sua paixão pela disciplina, aos estudantes do 3º ano do ensino médio. Pensando em descomplicar os cálculos que cercam a ciência, a professora montou grupos de estudos, com 55 alunos, que estudam conteúdos básicos da matemática, no outro turno. Contudo, a iniciativa conseguiu ir além do fácil entendimento dos conteúdos, “hoje, os estudantes me cobram mais assuntos e atividades, a matemática conquistou a turma”, salienta a professora.

"A matemática conquistou a turma”, profesora Patrícia Barbosa

“A dificuldade apresentada era com conteúdos simples, foi então que propus montar pequenos grupos de estudos, com assuntos básicos da matemática. O resultado está na sala de aula, com o empenho deles e as boas notas”, declarou Patrícia Barbosa. Para ela, qualquer iniciativa, desde que seja positiva para a educação, é válida. “O que eu busco é fazer a diferença na vida do meu aluno com as ferramentas que a gente dispõe”, enfatizou.

Os estudantes não escondem a satisfação em estudar a disciplina e afirmam que esta prática ajuda na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Os grupos são um recurso a mais para o nosso aprendizado e têm me ajudado nos estudos para o Enem”, disse a estudante, Karine Brito, 18 anos. “Além de aprender novos conteúdos, o grupo de estudo ajuda na fixação do que é ensinado em sala de aula, isso faz a gente ter um maior aproveitamento do que a professora ensina em sala de aula para a turma”, garantiu o estudante Daniel de Jesus, 17 anos.

Matemática prática
A professora também desenvolve, em parceria com professores de Ciências da Natureza do colégio, projetos que envolvem a matemática com outras disciplinas e jogos didáticos. Estes projetos são apresentados, anualmente, na Feira de Ciências da unidade escolar. “Os projetos buscam conhecer as causas das dificuldades dos estudantes em relação à aprendizagem matemática, otimizando as metodologias usadas para a abordagem dos conteúdos”, concluiu.

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