Professora Márcia Regina Paim ensina história provocando reflexão sobre identidade racial

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
Foto: Emerson Santos Ascom/ Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A professora de História, Márcia Regina da Silva Paim, do Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, situado no bairro IAPI, em Salvador, sempre foi engajada nas questões voltadas para a valorização da identidade racial. Ela estimula os estudantes a discutir e refletir sobre as nações africanas para a compreensão das relações histórico-culturais do Brasil.

No início da carreira, Márcia Regina Paim dedicou vários anos de sua vida ao trabalho com educação comunitária, Organizações Não Governamentais (Ongs) e movimentos sociais negros. Atuando há mais de cinco anos nesta unidade da rede estadual, suas aulas não poderiam ter outro foco senão a questão étnico-racial. “Meu objetivo é fazer com que os alunos desmitifiquem a ideia de que o negro é sempre excluído”, disse a educadora.
 
"Meu objetivo é fazer com que os alunos desmitifiquem a ideia de que o negro é sempre excluído" - Márcia Paim
 
Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), a professora procura sempre trabalhar nas suas aulas o reconhecimento dos estudantes com relação à identidade racial através de rodas de conversas e atividades extraescola. “O aluno faz uma reflexão de quem é ele, de onde veio e qual o seu papel na sociedade e, com isso, aumenta a sua autoestima”.
 
Foto: Emerson Santos Ascom/Educação
David Santos, 17 anos, do 2º ano, declarou que passou a se valorizar mais como cidadão devido aos constantes debates realizados por Márcia em sala de aula. “Ela é uma professora que, além de ensinar, conversa sobre diversos assuntos que tem a ver com o nosso dia a dia”. A estudante Juliana Sales Pires, 17 anos, também do 2º ano, destacou que gosta muito das aulas vivas que a professora promove em ambientes externos. “Tivemos a oportunidade de aprender mais sobre a Revolta dos Búzios em uma aula na Praça Castro Alves e isso foi muito bom. Ela é uma professora exigente e que se preocupa com o nosso aprendizado”, disse Juliana.
 
De acordo com o diretor do colégio, Perieldo Jesus de Barros, Márcia Regina Paim possui uma metodologia que não se restringe à formação intelectual do aluno. “Ela busca uma formação na integralidade, tanto social, cultural e humana dos nossos estudantes”, comentou o gestor.
 
>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professora Márcia Regina Paim

Notícias Relacionadas