Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professor Marco Paulo estimula aprendizado com exercício de interpretação de imagens
“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problema”, o pensamento do educador Jean Piaget é colocado em prática no Colégio Estadual Landulfo Alves de Almeida, na cidade de Cruz das Almas, pelo professor de História, Marco Paulo da Silva. Atento às dificuldades dos alunos à leitura e interpretação de imagens, o professor elaborou um projeto de reforço, de forma lúdica e descontraída, para que os alunos aprendam a ler mensagens contidas nas imagens.
"Os alunos não só melhoraram a leitura, como também o comportamento", diretora Aurilene Malta
O exercício de leitura é feito por meio de charges, fotografias e histórias em quadrinhos, com turmas do 8º e 9º anos. “Percebi nos alunos do ensino fundamental a dificuldade de leitura de imagens, por isso criei este projeto, que estou chamando de ‘Transformação’, para estimular esse tipo de análise. O exercício é feito no processo de elaboração e transformação do conhecimento a partir da vivência em sala de aula e da troca de ideias com os estudantes”, explicou Marco Paulo.
Para além de um exercício em sala de aula, o projeto também ajuda os alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, outros professores estenderam o projeto para as turmas do Ensino Médio. “A experiência já está sendo compartilhada com os demais professores das turmas do Ensino Médio a fim de ampliar o exercício de interpretação como atividade interdisciplinar. Com o desenvolvimento processual dessa atividade, foi possível observar nos estudantes a ampliação da capacidade de análise crítica e interpretativa de imagens e, consequentemente, de produções textuais a partir do exercício do ato de interpretar”, considerou.
>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Marco Paulo
>> Assista à homenagem dos estudantes ao professor Marco Paulo
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino