Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professor Hélder Castro incentiva estudantes a produzirem livro
Para valorizar o trabalho de pesquisa feito pelos estudantes e compartilhar o conhecimento adquirido em sala de aula, o professor Hélder Castro Silva decidiu elaborar um livro que reúne artigos produzidos pelos próprios alunos. A publicação intitulada, ‘A atividade de mineração nos municípios de Caetité e Lagoa Real: uma abordagem socioambiental, econômica e política, sob a ótica dos alunos do curso Técnico de Mineração do Cetep do Sertão Produtivo’, é feita com estudantes do último ano do curso Técnico em Mineração, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, localizado no município de Caetité.
"A experiência de escrever um artigo científico vai contribuir muito para a minha formação profissional”, estudante Caline de Matos Costa
Para o professor Hélder, o projeto alia a teoria à prática e estimula os estudantes à aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Os alunos têm um contato direto com os profissionais que já atuam na área, trocam experiências e adquirem ganhos significativos na qualificação profissional, uma atividade importante para estes estudantes que, em breve, serão inseridos no mercado de trabalho”, ressaltou.
A obra destaca a importância dos minerais na economia brasileira e dos efeitos da mineração sobre o patrimônio natural e na vida da população local, explica o professor. “O avanço urbano, o desenvolvimento econômico e os problemas sociais e ambientais, na região, estão relacionados, diretamente, à história da mineração. Os artigos trazem, portanto, essa temática e apontam, ainda, medidas que devem ser tomadas para amenizar os problemas e impactos causados pela mineração local”, informa Hélder, acrescentando que a pretensão é socializar a obra em escolas, universidades, sindicatos, Secretarias de Meio Ambiente e Educação e entidades religiosas, para servir como referência bibliográfica.
A estudante Caline de Matos Costa, do 4° ano de Mineração, autora do artigo Recuperação das Áreas Degradadas da INB – Indústrias Nucleares do Brasil, destaca: “este trabalho de pesquisa é muito importante para o nosso aprendizado, fizemos visitas técnicas e participamos de palestras para aprimorar o que já é trabalhado em sala de aula. A experiência de escrever um artigo científico vai contribuir muito para a minha formação profissional”, declarou.
“O projeto de produção do livro representa a oportunidade de apresentação à comunidade de todo o conhecimento assimilado pelos estudantes durante seu processo de formação técnica, envolvendo saberes cognitivos, éticos e profissionais. Possibilita a livre expressão, praticando conceitos de metodologia científica e enfatizando a realidade da mineração no Território Sertão Produtivo”, destacou a diretora do Ceteo, Rosany Kátia Vilasboas.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino