Professor Érico Lira é colaborativo e tem o dom de ensinar com gentileza

Palavras-chave:

 

 

 

 

Fotos: Cíntia Sacramento - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há 25 anos, o professor de Geografia Érico Lira segue todos os dias para o Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no Cabula, com assiduidade. Ir à escola é a ação motivadora da qual Érico se dedica com afinco para contribuir com o desenvolvimento educacional e também pessoal dos estudantes, fazendo com que vejam as oportunidades de futuro que só a educação proporciona. Seu empenho, durante esses anos, o tornou conhecido entre colegas, alunos e direção como o “professor colaborador”. Para Érico, colaborar é um meio de enxergar o outro nas suas dificuldades e de melhorar sua ação em prol do coletivo.

“Ele é aquela pessoa que sempre está disponível", Adriana Lopes - diretora interina

“Acho importante você ter o outro como parceiro, ajudá-lo no que for possível para que os problemas não se tornem maiores para os colegas. O ambiente de trabalho tem que ser harmônico porque a gente passa mais tempo no trabalho que em casa e esse tipo de relação só tende a melhorar o ambiente escolar”, declarou o professor Érico. Para ele, o reconhecimento da sua dedicação é encontrar ex-alunos obtendo sucesso na carreira. “Sempre encontro ex-aluno que está formado. Aqui no colégio mesmo, temos três alunos que hoje são professores. É gratificante você sentir que valeu a pena o esforço e que isso lhe dá frutos”, destacou.

Trabalhando juntos, há quase duas décadas, a professora de Matemática, Francisca Cássia Rocha, relembra uma atitude do professor que, para ela, reflete sua preocupação para com o próximo dentro e fora da escola. “Há 19 anos, quando minha filha, então com dois anos, sofreu um pequeno acidente, o professor Érico não hesitou em me ajudar, mesmo sem eu ter pedido. Aquilo me marcou para sempre”, recorda a professora. “Ele é aquela pessoa que sempre está disponível, eu nunca ouvi o professor dizer um não a ninguém. Seu prazer é ajudar”, frisou a professora.

Mais do que um colega de trabalho, o professor Érico Lira é considerado um amigo pela vice-diretora do colégio, atual diretora interina, Adriana Lopes. “Ele acolhe os novos colegas, aconselha os antigos, procurando ajudar alunos, professores e funcionários. É uma pessoa que sempre nos conforta nos momentos de conflitos e angústias”, declarou.

 

Fotos: Cíntia Sacramento - Ascom/Educação

Reconhecimento dos alunos
Entre os alunos, o professor Érico Lira é reconhecido pela forma de ensinar. “Ele é daqueles professores que não vai dar a aula só do seu assunto, tem uma forma objetiva, com linguagem que se aproxima dos estudantes para prender nossa atenção”, disse Gleisiane Amorim, do 3º ano. “É um ótimo professor, ajuda os alunos e faz a matéria ficar mais interessante com a sua explicação”, afirmou a estudante do 2º ano, Eduarda Souza.

 

Para Letícia Costa, a facilidade do professor Érico Lira de ensinar os alunos é um dom. “Não basta ser professor, é preciso ter a arte de ensinar, e ele é assim, tem a arte de ensinar, de contagiar a todos na aula, de interagir com todos, eu levo isso para minha vida, essa arte de se comunicar com o próximo e de entender o próximo”, declarou.

 

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Érico Lira

Notícias Relacionadas